MAPA - MAT - ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE - 51/2023
Os jogos eletrônicos ou games tem se tornado cada vez mais comuns na vida das pessoas de diversas gerações. Podemos encontrá-los, no computador, no celular, no tablet, na televisão, no console portátil e até mesmo em redes sociais, como, o Facebook. Os games estão presentes, não só entre crianças e adolescentes, mas também entre muitos adultos de gerações passadas como os da década de 80, que são considerados da geração do Vídeo games e ainda hoje jogam com frequência. O jogo era visto como recreação na Antigüidade greco-romana, sendo considerado apenas como relaxamento necessário a atividades que exigem esforços físicos, intelectuais e escolares como encontramos relatado em escritos de Tomás de Aquino, Sócrates, etc. O uso de jogos, com fins pedagógicos, demonstra a relevância desse instrumento para situações de ensino aprendizagem e para o desenvolvimento infantil. O jogo é tão importante quanto o brincar para a aprendizagem humana, é inestimável as suas contribuições para o desenvolvimento, a autonomia, a criatividade e o convívio social da criança.
Disponível em: Acesso em: fev. 2023 (adaptado).
Sobre a relação entre tecnologia e jogos, Sérgio, professor de Matemática de um colégio, organizou sua turma do segundo ano do Ensino Médio, para analisarem o gráfico a seguir. MAPA - MAT - ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE - 51/2023
Sérgio apresentou o gráfico aos alunos, e foi fazendo perguntas, com o intuito de que os alunos sentissem dúvidas, refletissem, discutissem entre si, e com isso Sérgio iria fazendo a abordagem dos conteúdos necessários para resolver as dúvidas e as perguntas feitas aos alunos. O professor Sérgio, teve essa ideia, pois os alunos partiriam de uma análise do gráfico, e com essa análise, o professor conduziria os alunos a abordagem dos conteúdos da disciplina de Matemática que os alunos iriam estudar.
Sérgio explicou para os alunos que no gráfico constam as rodadas e as pontuações que João, um estudante do ensino médio, teve em um campeonato escolar de jogos de vídeo game. Esse fato já chamou a atenção dos alunos, uma vez que, em geral, jogos estão presentes no dia a dia dos jovens. Sérgio explicou que, na partida que João ganhou, foi somado 3 pontos; na partida que João empatou, foi somado 1 ponto e na partida que João perdeu, foi somado 0 pontos.
Após essa explicação inicial, o professor Sérgio organizou os alunos em grupos, e os orientou a pensassem em algumas perguntas, como:
- a) Quantas partidas teve o campeonato?
- b) Qual o número de partidas que João empatou?
- c) Qual o número de partidas que João perdeu?
- d) Qual o número de partidas que João ganhou?
- e) João, mais ganhou ou mais perdeu na competição?
- f) Qual o total de pontos que João teve?
- g) Qual a média, mediana e a moda de pontos que João teve? Apresente os cálculos e interprete os resultados.
- h) Selecionando uma partida aleatoriamente, qual a probabilidade de, na partida selecionada, João ter ganhado a partida?
- I) É possível afirmar que João, foi campeão do campeonato?