1) Busque compreender os elementos que compõe a Roda da Liderança e sua importância no papel do líder, frente a uma equipe. Entenda o funcionamento do PDI e sua contribuição para desenvolvimento de potencialidades.
2) Leia o livro disponível na Minha Biblioteca do Studeo: GOLDSMITH, Marshall. Coaching: o exercício da liderança. Editora Alta Books, 2017.
Agora, vamos à atividade!
A RODA DA LIDERANÇA
A Roda da Liderança é uma ferramenta com grande potencial para o gestor (a) identificar quais os seus pontos de melhoria, o que precisa ser avaliado e a situação dele como líder. Ela traz tópicos para que o próprio “líder” avalie o seu desempenho. A Roda da Liderança, também, pode e deve ser utilizada em todos os processos que envolvam desenvolvimento de liderança.
Em cada área que compõe a roda, existe um quesito que precisa ser avaliado. De 0 a 10, o “líder” (no caso aqui, você) avalia em qual situação está sua “inspiração” atualmente, por exemplo, no campo “Inspirar” e assim nos demais tópicos – perguntas poderosas devem compor o processo de tomada de consciência (tais perguntas você encontra no material da disciplina)
Fonte: a autora.
Após realizar sua autoavaliação, é hora de pensar em como alavancar as competências que continuam aquém do desejado. É hora de desenvolver seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).
Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
Um PDI é uma excelente ferramenta que viabiliza o desenvolvimento de conhecimentos, comportamentos e habilidades. Partindo do mapeamento que já foi realizado com vistas ao estado desejado, é possível então definir quais serão os passos adotados para que se desenvolva o que é preciso. Muitas empresas na atualidade, na busca por melhores resultados, investem no desenvolvimento de seus colaboradores, processo que poderá ser inclusive a implementação do coaching voltado para o contexto organizacional, e para o acompanhamento do desenvolvimento individual do quadro de colaboradores. Por vezes, utilizam softwares que registram o estado atual, o que se busca desenvolver e fazem o acompanhamento de PDIs de seus colaboradores, o que garante uma visão clara sobre as competências atuais, o que precisa ser desenvolvido, o que já está sendo trabalhado e quais são resultados.
Um PDI completo se estruturará da seguinte forma:
OBJETIVO: meta inicial (performance) Meta final (resultado).
COMPETÊNCIAS: o que precisa ser desenvolvido (pós-mapeamento/Roda).
PLANO DE AÇÃO: ações que viabilizarão o desenvolvimento das competências desejadas, data inicial e final e recursos necessários.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)
OBJETIVO:
COMPETÊNCIA:
AÇÃO |
RESPONSÁVEL |
RECURSOS |
PRAZO |
RESULTADOS ESPERADOS |
|
|
|
Início em:
Conclusão em: |
|
Gostou das ferramentas? Imagino que como gestor (a), elas poderão ser muito úteis para seu desenvolvimento e de sua equipe.
Seja você o seu caso de sucesso!
Prof.ª Angela Pizzaia.