MAPA - MKT - ANALYTICS MARKETING - 54_2024
Atualmente, é imprescindível que as empresas em geral e, especialmente, as que querem crescer, reúnam e analisem os dados oferecidos pelo mercado, para elaborar suas estratégias e atingir seus objetivos. O conteúdo é o elemento que atrai visitantes ao seu site e estabelece seu negócio como referência no setor. Também é o recurso que nutre o relacionamento com potenciais clientes e os prepara para a etapa de venda. Para que esse processo seja eficaz e atinja o objetivo desejado, é crucial entender as fases que seu público-alvo atravessa antes de se converter em cliente. Essas fases constituem a jornada de compra.
"A jornada de compra é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Conhecida também como Buyer's Journey, a Jornada de Compra geralmente possui 4 etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Na etapa de aprendizado e descoberta, o consumidor não sabe (ou não sabe muito bem) que tem um problema ou necessidade. Ele continua despertando o interesse para determinado tema e o objetivo da sua empresa é capturar a sua atenção.
Na etapa de reconhecimento do problema, o objetivo é revelar para ele um problema que ele tem, mas que ainda não sabia. A partir disso ele começa a pesquisar e estudar mais o problema e ir atrás de soluções para ele. Na etapa de consideração da solução, é preciso que ele identifique o seu produto ou serviço como uma (boa) solução para ele. É interessante criar senso de urgência para que ele avance no processo e não deixe para resolver o problema depois (ou tenha tempo para ir atrás de outras soluções).
Por fim, na etapa de decisão de compra, o consumidor analisa as opções e toma, enfim, sua decisão. Hora de mostrar os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes e convencê-lo que o seu produto é a escolha certa!"
Fonte: RESULTADOS DIGITAIS. Jornada de compra: o que é e sua importância para a estratégia de Marketing Digital. RD Station, 07, out. 2020. Disponível em: https://www.rdstation.com/blog/vendas/jornada-de-compra/. Acesso em: 08 ago. 24.
O marketing de conteúdo busca entregar informações relevantes que ajudem os usuários em sua jornada de compra. Portanto, levando em consideração as etapas da jornada de compra, imagine que você é responsável pelo marketing de conteúdo da Chinelos Dededo, que é uma fabricante de chinelos adultos e infantis, que vende somente via e-commerce.
1) Sugira 1 conteúdo que atenda a necessidade do cliente da Chinelos Dededo em cada uma das 4 etapas.
2) Dê um título para cada um destes 4 conteúdos, diga o objetivo que pretende alcançar com cada um, justificando sua escolha, e dê um breve resumo (de 3 a 5 linhas) do que cada um abordaria.
- Você deve escrever suas respostas no formulário padrão.
- Para organizar melhor suas respostas, você poderá dividi-las em tópicos.
- Caso tenha dúvidas, envie uma mensagem pelo Fale com Mediador.
Bons estudos!