PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: LITERATURA E ENSINO - 54_2024
Qual a importância da literatura na Educação Básica?
Muitas vezes, quando estamos cursando uma graduação, temos diversas disciplinas, mas nem sempre compreendermos a importância delas para a formação acadêmica e do ser humano. Por este motivo, a atividade foi iniciada com uma pergunta que guiará a sua reflexão.
Segundo Brito (2010. p. 11), “O vocabulário de uma pessoa que tem o hábito de ler é amplo, pois a aptidão para ler com proficiência é o mais significativo indicador de bom desempenho linguístico, permitindo ao leitor ter uma quantidade de informações sobre quase todos os domínios do conhecimento, sabendo hierarquizá-las, estabelecendo as devidas correlações entre elas e discernindo as que se implicam das que se excluem, utilizando-as apropriadamente como recursos argumentativos para sustentar suas ideias. A capacidade de compreensão adquirida pela interpretação é fundamental. No Brasil, o número de analfabetos funcional é alarmante, trata-se daquelas pessoas que sabem ler e escrever, mas que não compreendem o que estão lendo. O hábito de leitura neste ponto é primordial, pois quanto mais se lê, mais aumenta a capacidade de compreensão do mundo de cada indivíduo, lembrando que isso vale para qualquer tipo de leitura, desde os célebres e clássicos romances como a leitura diária de uma crônica num jornal.”
(BRITO, Danielle Santos de. A importância da leitura na formação social do indivíduo. FALS, v. 4, n. 8, 2010. Disponível em: https://fals.com.br/novofals/revela/REVELA%20XVII/Artigo4_ed08.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.)
Refletindo sobre a importância da literatura na Educação Básica, especialmente no Ensino Médio, coloque-se no lugar de um professor de literatura que está trabalhando o poema “O capoeira”, de Oswald de Andrade e considere as orientações a seguir.
1ª ETAPA: O poema apresenta dois personagens (soldado e o capoeira), um deles é o que dá título ao texto, “O capoeira”, que faz parte da nossa cultura afro-brasileira. Como se fosse introduzir o conteúdo para seus alunos do Ensino Médio, faça um parágrafo de 10 a 15 linhas explicando sobre a importância da cultura Afro para a nossa formação identitária.
Sobre o tema de cultura afro-brasileira, considere o Material de apoio do Instituto INE, disponível em: <https://blog.institutoine.com.br/cultura-afro-brasileira-o-que-e-caracteristicas-e-costumes/>
2ª ETAPA: Este é momento que você, enquanto o professor de literatura, fará a apresentação do poema para a turma, explicando sua estrutura moderna e sua temática, diante do contexto do modernismo brasileiro. Faça um texto de 10 a 15 linhas apresentando as principais características estruturais, temáticas e contextuais do poema. Utilize uma linguagem formal e fundamente a sua apresentação utilizando elementos do próprio poema.
Endereço de acesso ao texto mencionado no enunciado: poema “O capoeira”, de Oswald de Andrade (https://poetisarte.com/autores/oswald-de-andrade/o-capoeira/).
Atenção:
- Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA. O arquivo está disponível na pasta Material da Disciplina.
- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de Avisos e Mensagem.
- Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível na página da disciplina.
- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta Material da Disciplina.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com o seu professor mediador.
Bons estudos!