b) Essa pessoa pode ser do seu convívio pessoal ou não (exemplo: família, amigo, vizinho, conhecido, cliente);
c) Você explicará para a pessoa idosa que a avaliação considerará o ambiente residencial onde mora, ou seja a sua casa, pois ao final, você construirá a avaliação de risco de queda. E, para isso precisa avaliar o piso da casa, mobília ......e etc.
d) Prepare-se para este momento, leia, estude o material disponibilizado e leve com você uma cópia impressa da avaliação. Uma outra sugestão se possível é que você use um jaleco durante aplicação da avaliação.
Etapa II (avaliação):
a) Escolha um local na casa do idoso que seja tranquilo para esta avaliação;
b) Realize a avaliação com calma e tranquilidade, anotando todas as respostas (relatos) da pessoa durante a amamnese, na sequência a observação da área física.
c) Peça para alguém tirar duas (2) fotos durante a atividade, sem expor as pessoas: uma da avaliação preenchida e outra sua com o entrevistado.
Obs sobre as fotos: Elas não precisam mostrar o rosto do idoso, o ideal é que a foto seja de perfil (não mostrar o rosto). Entretanto obrigatoriamente a foto deverá mostrar vocês dois.
Etapa III (parte final):
a) Passe toda a avaliação (perguntas e respostas) para o formulário padrão da atividade M.A.P.A;
b) Insira as duas fotos ao final da avaliação;
c) E por fim descreva três (3) orientações que você faria para a pessoa idosa considerando: a queixa apresentada pelo entrevistado e a sua avaliação (estas orientações podem ser em qualquer uma das dimensões que você avaliou), e justifique o motivo pela qual você fará estas orientações (exemplo: retirar os tapetes de croche que tem na casa devido ao risco de queda).