ATIVIDADE 1 - GFIN - MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS - 52/2023
"O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online.
Lançado em 2002, o Programa surgiu com o objetivo de democratizar o acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações a partir de R$ 30,00.
O Tesouro Direto é uma excelente alternativa de investimento pois oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia - Selic), diferentes prazos de vencimento e também diferentes fluxos de remuneração. Com tantas opções, fica fácil achar o título indicado para realizar seus objetivos!
Além de acessível e de apresentar muitas opções de investimento, o Tesouro Direto oferece boa rentabilidade e liquidez diária, mesmo sendo a aplicação de menor risco do mercado".
Fonte: https://www.tesourodireto.com.br/conh.... Acesso em: 6 abr. 2023.
O Tesouro Direto já negociava diferentes tipos de títulos, porém, a partir de 30 de janeiro de 2023, ficou disponível para negociação o título Tesouro RendA+. Esse novo título foi idealizado para atender investidores que querem complementar sua aposentadoria. Assim, explique como funciona esse título, descrevendo características, prazos, incidência de imposto de renda, taxa de custódia, dentre outras informações que julgar importante. Após descrever as características do título, explique, por meio de um texto — de, no mínimo, cinco e, no máximo, dez linhas —, se você acredita que esse seja realmente um bom título para a aposentadoria. Justifique sua resposta.