Sabendo da importância do uso do cloro no tratamento da água, os dados a seguir são referentes a amostras de quantidades em gramas de cloro que um técnico usa para fazer o tratamento de água em um reservatório de abastecimento de uma cidade.
Com esses dados em mãos, o técnico faz uma série de análises para apresentar a seu supervisor, análises essas que é chamado na Estatística de tratamento de dados. Assim, para essa atividade, você precisa apresentar as seguintes ações.
- a) Uma primeira situação a ser realizada é organizar os dados em uma tabela. Temos a possibilidade de usar diversas formas de tabelas, mas uma maneira de organizar os dados em tabelas que fique mais fácil de se ler e interpretar os dados é usando a distribuição de frequência contínua para agrupamento dos dados. Sendo assim, apresente aqui, como ficou a sua distribuição de frequência contínua.
(Obs: para a obtenção do número de classes e para a amplitude das classes, aproxime o valor obtido para cima).
Dica: coloque os dados em ordem para facilitar a contagem dos valores.
- b) Além de organizar os dados na distribuição de frequência, é importante saber interpretar os dados. Assim interprete os seguintes dados.
- A interpretação da frequência absoluta da terceira classe.
- A interpretação da frequência relativa da segunda classe.
- A interpretação da frequência absoluta acumulada da quarta classe.
Para você, qual a correta interpretação para as perguntas exposta?
- c) Com os dados tabelados, também é importante fazer uma abordagem das medidas de tendência central, ou seja, fazer o cálculo da média, mediana e a moda. Fazendo essas medidas, quais resultados serão encontrados? Faça também, a interpretação dos resultados.
Atenção!
Faça o cálculo das medidas: média, mediana e moda com os dados da TABELA que você construiu na letra a desta atividade. NÃO faça os cálculos com os dados brutos apresentado no enunciado da questão, pois os resultados serão diferentes.