TEXTO 4
Tal prova de amor nos persuade a confiar
Nos merecimentos do Filho de Deus!
E quem, a Jesus, pela fé se entregar,
Vai vê-lo na glória eterna dos céus.
Exultai! Exultai! Vinde todos louvar;
A Jesus, Salvador, a Jesus, Redentor!
A Deus demos glória, porquanto do céu,
Seu Filho bendito por nós todos deu!
Fonte: HINÁRIO NOVO CÂNTICO. O Grande Amor de Deus (Hino nº 42). São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1991.
ENUNCIADO
O evangelho da salvação pela graça mediante a fé em Jesus (Efésios 2.8), deve ser, inegociavelmente, o conteúdo da mensagem que é proclamada nos púlpitos das comunidades de fé cristã, sejam nos cultos dominicais ou em outros ajuntamentos comunitários. Porém, o que vemos em nossos dias são púlpitos maculados pelo discurso de prosperidade mediante o pagamento de ofertas financeiras - um ultraje ao conceito de GRAÇA apresentado pelo apóstolo Paulo em suas cartas e pelos teólogos da tradição cristã, sobretudo da tradição reformada.
COMANDO:
Com base nos textos anterior e no conhecimento construído a partir dos conteúdos da disciplina sobre Soteriologia (doutrina da salvação), você deve elaborar um texto dissertativo-argumentativo que contenha os seguintes pontos:
- Subsídios bíblicos e teológicos que fundamentem a centralidade do evangelho na pregação, indicando o porquê da pregação precisa ser pautada neste princípio.
- Referenciais teológicos reconhecidos que abordam o conceito de ‘graça’ e que favoreçam uma contraposição com os discursos desviantes, como, por exemplo, o da ‘Teologia da Prosperidade’ e outras teologias baseadas no mérito.
- Exemplos práticos - reais ou não - de transformação moral e comportamental resultantes da pregação do evangelho na vida das pessoas a partir da ação do Espírito Santo e do reconhecimento da graça.