No Brasil temos a ideia, o senso comum, de sermos um povo pacífico e pacificador, mas tal informação não é verdadeira, esta breve contextualização nos mostra que as conquistas a respeito da cidadania se deram a partir de grandes lutas sociais em nosso país.
Agora que temos todo este contexto para nos ajudar a iniciar nossas reflexões, "mão na massa"!
Coloque-se na condição de outra pessoa agora.
Pense que você é um estudante que obteve as melhores notas na disciplina de Movimentos Sociais, mas sua turma de amigos do primeiro ano está lidando com muita dificuldade em relação à compreensão do que de fato são direitos sociais, movimentos sociais, luta de classes e tudo isso.
Para eles, tudo o que os nossos olhos podem ver são coisas normais da vida e não se configuram como direitos e tampouco como dever do Estado, pois afinal de contas, já nascemos com acesso a tudo isso. Não faz sentido para eles pensar em saúde como um direito, por exemplo, e eles também não compreendem que o Serviço Social atua em tantas políticas públicas.
Existe muita confusão em relação aos conceitos neste seu grupo de amigos, mas tudo bem, afinal de contas eles estão apenas iniciando o curso e você já está um passo adiante deles.
Como um bom amigo, você decide auxiliá-los neste processo de estudar um pouco mais para as provas que se aproximam, então vocês marcam de estudar todos os sábados pela manhã até as datas finais de provas. Seus amigos levantam alguns pontos de reflexão bem específicos sobre o tema e, é neste momento que você irá de fato ajudá-los.
Como você responderia a estes questionamentos e dúvidas?
Ponto 01: Para iniciar, eles questionam sobre quais são estes direitos sociais conquistados a partir das lutas dos movimentos sociais? Porque eles são importantes para nós enquanto profissão?
Ponto 02: Sabendo que os movimentos sociais se organizam, majoritariamente, fora do Estado, como você explicaria aos seus amigos da outra turma (e utilizando as análises de Nildo Viana em seu texto intitulado “A criminalização dos movimentos sociais) o processo de criminalização que eles sofrem?
Ponto 03: Em certo momento de seu encontro, um amigo perguntou sobre a relação entre a existência dos movimentos sociais e o nosso objeto de trabalho, ou seja, a questão social. Baseado nas leituras que você já realizou anteriormente de Duriguetto e Bazarello, explique a ele tal relação.
É isso aí, alunos! Bons estudos e não se esqueçam de utilizar as normas ABNT.
Lembre-se também de que você deverá realizar esta atividade em no máximo 2 (duas) laudas.
Responda em tópicos.
Utilize o Formulário do MAPA( material da disciplina).
Apresente as referências das fontes de pesquisa.
Salve o arquivo em Word antes de postar no ambiente.
Confira o arquivo antes de clicar em Finalizar.
Dúvidas, envie no Fale com o Mediador.
Bom trabalho!