ATIVIDADE 1 - COMEX - RELEVÂNCIA DO BRASIL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL E INFLUÊNCIA DOS BLOCOS ECONÔMICOS - 52_2024
O mapeamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre as barreiras comerciais começou em 2018, por meio de um trabalho conjunto e contínuo com entidades setoriais. Em relatório feito pela CNI com base em dados de exportações brasileiras em 2022, o setor privado identificou 16 barreiras na União Europeia, oito na China e seis na Argentina – em empate com o Japão. Os três primeiros destinos, em destaque no levantamento, são considerados parceiros comerciais estratégicos na relação econômica com o Brasil.
Em seguida, estão Arábia Saudita, Índia, México, Colômbia, Indonésia e África do Sul. O documento também lista os principais tipos de barreiras identificadas e notificadas: 21 sanitária e fitossanitária (SPS), 18 de regulamento técnico (TBT), 14 de imposto de importação, 10 de sustentabilidade, cinco de licenciamento de importação e nove outras medidas (cota tarifária de importação, subsídios, etc).
Fonte: Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/internacional/metade-das-exportacoes-para-china-ue-e-argentina-enfrentam-barreiras/. Acesso em: 08 mai. 2024.
Considerando o trecho de notícia exposto acima e os estudos da disciplina, explique sucintamente e com as suas palavras as três novas categorias de barreiras para barrar as comercializações que os países têm adotado ultimamente. Em seguida, identifique nas informações expostas acima um tipo de barreira que se enquadre em cada uma dessas categorias.
Orientações importantes:
- Ao redigir sua resposta, atente-se à correção ortográfica e concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que está sendo solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu Professor(a) Mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
Bons estudos!