Há um padrão nos países com mais casos de covid-19 e dados confiáveis à disposição: a maior parte das mortes causadas pela doença é de pessoas acima de 60 anos. Nas internações, porém, é alta a proporção dos mais jovens. A Itália, que tem quase ⅓ da população idosa, é a 3ª com mais mortes computadas até aqui. A taxa de mortalidade de 13,4% dos infectados, no entanto, é considerada irreal. O consenso é que há muito mais casos de covid-19 do que as autoridades italianas conseguiram medir.
Tabela 1: Tabela de distribuição de frequência das mortes por COVID-19, na Itália (Até 8/05/2020), separados por idade
Fonte: https://www.poder360.com.br/coronavirus/conheca-a-faixa-etaria-dos-mortos-por-covid-19-no-brasil-e-em-mais-5-paises/
Considerando as informações do texto e da tabela disponibilizadas, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. De acordo com as informações obtidas e disponibilizadas na tabela, mais de 80% dos casos de morte devido à COVID-19 na Itália, até o momento da atualização, se deram em pessoas com idade iguais ou superiores a 70 anos.
PORQUE
II. Somando as porcentagens das classes: idades maiores do que 70 anos e menores do que 79 anos= 27,8%; idades maiores ou iguais a 80 anos e menores ou iguais do que 89 anos= 40,8%; idades maiores ou iguais a 90 anos= 16,2%, representam uma porcentagem maior do que 80% do total de vítimas.
A respeito das asserções assinale a alternativa correta: