ATIVIDADE 1 - PED - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - 54_2024
No século XVI, a Europa estava passando por grandes transformações. A Reforma Protestante havia desafiado a hegemonia da Igreja Católica, e o Renascimento estava fomentando uma nova valorização do conhecimento, das artes e das ciências. Nesse cenário turbulento, a Igreja Católica procurou reforçar sua posição e responder aos desafios apresentados pela Reforma. Uma das respostas mais significativas foi a fundação da Companhia de Jesus (Jesuítas) por Inácio de Loyola em 1540.
Os jesuítas rapidamente se destacaram por seu compromisso com a educação, estabelecendo escolas e universidades que se tornaram renomadas por sua qualidade e rigor acadêmico. Em 1599, a Companhia de Jesus publicou o Ratio Studiorum, um documento que padronizou o currículo e os métodos de ensino em todas as suas instituições educacionais. O Ratio Studiorum não apenas refletia os valores e objetivos dos jesuítas, mas também introduzia um sistema educacional inovador que teria um impacto duradouro na educação ocidental.
“A Companhia de Jesus foi a mais importante instituição católica que atuou na educação brasileira. Na Europa, eles foram o instrumento de combate a expansão protestante. No Brasil, eles se dedicaram a catequese indígena, na tentativa de doutrinar os índios que aqui viviam, aos hábitos cristãos. “Após o início da colonização pelos portugueses, houve a tentativa da introdução de uma educação escolar católica no Brasil. Sobretudo sob a égide do Ratio Studiorum – documento escrito em latim” (Freitas, 2021, p. 153).
Fonte: FREITAS, V. A. de. Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Maringá: UniCesumar, 2021.
Por meio de um texto, explique a influência dos jesuítas na educação através do Ratio Studiorum. Em sua resposta, aborde os seguintes pontos: (média de cinco linhas para cada resposta, ou poderá realizar em formato de texto, com o máximo de 20, abordando todos os itens).
1- Contexto Histórico: descreva brevemente a origem da Companhia de Jesus (Jesuítas) e o objetivo da sua fundação.
2- Desenvolvimento do Ratio Studiorum: explique o que é o Ratio Studiorum, quando foi desenvolvido e quais foram as motivações para a sua criação.
3- Impacto na Educação: analise como o Ratio Studiorum influenciou o sistema educacional da época e sua relevância naquele momento histórico.
4- Críticas e Controvérsias: aborde quaisquer críticas ou controvérsias associadas ao sistema educacional dos jesuítas e ao Ratio Studiorum.
ORIENTAÇÕES OBRIGATÓRIAS:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, e estude pelo livro da disciplina.
- Escreva sua resposta contendo em média de 5 linhas para cada resposta ou poderá realizar em formato de texto com o máximo de 20 linhas, abordando todos os itens.
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, bem como cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites.
- Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as normas da ABNT (orientações na Sala do Café/Mural de Avisos).
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.
- Seu texto deve ser escrito no próprio campo em branco abaixo da Atividade 1 (caixa de resposta).
- Desconsidere espaçamentos entre linhas, tipo e tamanho de fonte e demais formatações (a caixa de resposta não permite formatações).
- A quantidade de linhas deve ser a considerada pela caixa de respostas da Atividade 1.