PROVA - GO - OPORTUNIDADES E RESULTADOS - 52/2023
QUESTÃO 1
Falar bem a pequenos grupos ou grandes plateias é indispensável para quem quer alcançar o sucesso e se diferenciar no mercado. Ser um orador eficaz não significa apenas falar bem, envolve outros requisitos: físicos, intelectuais, emocionais e comportamentais. A ausência desses requisitos compromete a imagem e a credibilidade do orador. Cada vez mais, a busca pela excelência na comunicação é um desafio para quem pretende atingir um alto nível de desempenho.
PEREIRA, L. S. Projeto de vida: construindo o sucesso no dia a dia. Maringá: Unicesumar, 2018.
Com base no exposto, leia a unidade V, de seu material de estudos, acerca da Oratória, e analise as afirmativas a seguir:
- Para fins de conceituação, oratória é a habilidade de falar em público de forma clara, objetiva e seguindo determinadas regras.
- O planejamento de uma fala deve ser algo meticulosamente arquitetado, pois não é possível alterar o conteúdo previamente preparado.
III. Os gestos, a postura, o volume da voz e mesmo as roupas utilizadas são elementos que não fazem diferença na relação estabelecida entre palestrante e ouvinte.
- Os vícios de linguagem e as expressões idiomáticas regionais são elementos fundamentais para construir uma boa oratória, pois aproximam, de forma natural, o palestrante e a plateia.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
QUESTÃO 2
O currículo é a primeira forma pela qual o selecionador pode sentir-se, ou não, interessado em conhecer um candidato, por esse motivo, é considerado como uma importante forma de apresentação profissional e merece uma atenção toda especial. Sobre o currículo é correto afirmar que:
I - O currículo é um documento utilizado para apresentar informações sobre o profissional envolvendo sua formação, experiências, competências e objetivos.
II - É possível que um bom profissional perca oportunidades de trabalho, em razão de não saber preparar um currículo que venda bem as suas habilidades, competências e experiências.
III - Um currículo deve atender a dois objetivos centrais, sendo o primeiro chamar a atenção do selecionador para o profissional que você é e o segundo vender uma boa imagem a seu respeito.
IV - Atualmente, considera-se um bom currículo aquele que se apresenta de forma extensa, detalhada. Currículos pouco detalhados, textos objetivos e com poucas páginas estão cada vez mais em desuso.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
QUESTÃO 3
É imprescindível pensar que todo contato com a empresa é uma oportunidade de “vender” sua imagem, ideias e experiências. Basicamente, uma venda envolve antecipar as necessidades de seu “cliente” potencial e se preparar para mostrar como você pode atendê-las. Algumas ações são importantes e devem anteceder o momento da entrevista, dinâmica de grupo, testes ou qualquer outra técnica utilizada no processo seletivo. São elas:
I-Faça uma revisão de seu projeto de vida;
II-Releia o currículo enviado para a empresa;
III-Realize uma pesquisa sobre a empresa;
IV- Faça uma síntese das suas características, vantagens e benefícios, lembrando sempre de que é a empresa que precisa de você.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
QUESTÃO 4
Com o avanço das tecnologias e o aumento do número de usuários da Internet somado a celeridade com que as coisas necessitam acontecer nas empresas, é cada vez mais comum que os primeiros contatos com os candidatos em um processo de seleção, sejam feitos por essa via. É cada vez mais comum as empresas utilizarem esse tipo de recurso como uma alternativa para os processos de triagem e até mesmo de entrevista.
Sobre este recurso é correto afirmar que:
I-O E-recruitment ou seleção virtual é o processo de recrutamento e seleção de candidatos a vagas de emprego a partir da Internet, permitindo redução da burocracia envolvida nos processos tradicionais de recrutamento e seleção, facilita a abertura e divulgação de novas ofertas de emprego e contribui significativamente na redução dos custos para a operacionalização do processo.
II-Uma grande vantagem do E-recruitment é a agilidade na disseminação de informações tanto para o envio de vagas quanto no recebimento de candidatos e também a redução do esforço administrativo e dispêndio financeiro na busca e na seleção dos profissionais.
III-O processo de E-recruitment pode contemplar desde o anúncio on-line de vagas, o recebimento de currículos também de forma on-line. Pode ainda contemplar testes, provas e assessment realizados em plataformas específicas, jogos e simulações virtuais, videocurrículo e, por fim, a entrevista por meio de videoconferência.
IV-No Brasil, essa prática ainda não é utilizada. Já em países de primeiro mundo, recai com mais frequência à seleção de cargos em nível gerencial e estratégico que envolve profissionais de cidades ou estados diferentes do local da empresa contratante.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
QUESTÃO 5
A construção do sucesso em nosso projeto de vida passa pelo desenvolvimento de três crenças: a crença de identidade, que se refere ao ser (eu sou); a crença de capacidade, que se refere ao fazer (eu posso ou sou capaz); e a crença de merecimento, que se refere ao merecer (eu mereço). Acerca dessas três crenças, relacione as colunas a seguir:
1-Crença de identidade (eu sou)
2-Crença de capacidade (eu posso, eu sou capaz)
3-Crença de merecimento (Eu mereço ter sucesso)
( ) naturalmente passamos a construir essa crença quando temos a crença de identidade forte, adequada e alinhada com a crença de capacidade.
( ) define quem você é e como você vê e percebe as pessoas ao seu redor e isso acaba determinando como vai se relacionar com elas.
( ) é determinada pelo que você acredita ser capaz de fazer ou de aprender a fazer e isso contribui para o seu potencial de realização.
( ) permite estabelecer a convicção de que somos merecedores e dignos de obter o resultado ou alcançar o sucesso.
Assinale a sequência correta:
Alternativas
QUESTÃO 6
Pessoas entusiasmadas não fogem do trabalho, acordam cedo e trabalham, fazem aquilo que precisa ser feito. São pessoas que aprendem a lidar com várias atividades ao mesmo tempo e, ainda assim, conseguem desenvolver todas com maestria. São características e hábitos que pessoas entusiasmadas acabam desenvolvendo:
Alternativas
QUESTÃO 7
Antes de aplicar qualquer instrumento para a gestão do tempo, é necessário compreender quais são os desperdiçadores e os otimizadores de tempo. Existem inúmeras ferramentas que podem nos auxiliar na gestão do tempo, mas gerenciar o tempo requer forte dedicação, disciplina e a mudança de alguns hábitos.
São desperdiçadores de tempo auto-gerados:
I - Falta de planejamento: Diante de tantos afazeres a pessoa não consegue definir qual é a prioridade e se envolve com tarefas menos importantes.
II - Procrastinação: é o hábito de adiar para fazer depois. Todas as pessoas, vez ou outra, adiam assuntos, o problema é que quando adiamos uma tarefa ou assunto, consequentemente, isto acarreta sobreposição de afazeres no futuro.
III - Desorganização: geralmente essa é uma das principais causas do desperdício de tempo. Organizar quarto, guarda-roupa, casa, mesa de trabalho, entre outros, pode gerar maior agilidade em suas tarefas.
IV - Indisciplina e falta de foco: a indisciplina e a falta de foco são hábitos prejudiciais a produtividade e levam as pessoas a se envolverem com outros afazeres mesmo sem terem concluído o anterior.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
QUESTÃO 8
Oratória 3D é a habilidade de se comunicar e falar em público, por meio do uso de técnicas e ferramentas da comunicação que permitem acionar gatilhos mentais na audiência, expandindo a compreensão e aprendizagem. Essa abordagem tem por objetivo potencializar o relacionamento entre o orador e sua audiência por meio do desenvolvimento das habilidades de comunicação e apresentação.
I-A oratória 3D propõe a adoção de uma sequência de ações, linguagens e comportamentos que resultem em experiência e aprendizagem para a audiência.
II-Podemos dizer que a Oratória 3D é o estudo dos processos inconscientes da comunicação que se integram na exposição, considerando a utilização das três dimensões: sensorial, social e imagética.
III-A Oratória 3D nos permite enxergar a comunicação sob diferentes olhares, os quais denominamos de perspectivas.
IV-Cada uma das dimensões nos possibilita aprendizagem e insights para a prática da comunicação, ou seja, nos possibilita o desenvolvimento de conhecimentos e técnicas para despertar a atenção, gerar emoção e criar vínculo com a audiência.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
QUESTÃO 9
A gestão do orçamento pessoal é basicamente o direcionamento dos recursos ganhos e gastos, listados por prioridade, com o objetivo de garantir o equilíbrio do que se ganha e o que se gasta. Sobre a gestão do orçamento familiar avalie as asserções as seguir e a relação proposta entre elas:
I-Existem questões educacionais e de incentivo ao consumo que precisam ser trabalhadas quando o objetivo é a harmonia entre os gastos e os ganhos, considerando o que é essencial e supérfluo.
MAS
II - Não existe uma receita certa e sim prevalece o bom senso, pois o entendimento de supérfluo e essencial varia de pessoa para pessoa.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
QUESTÃO 10
A elaboração do conteúdo e layout são importantes para o currículo, mas todo profissional que almeja alcançar uma oportunidade no mercado deve, também, considerar a adoção de estratégias para envio e distribuição de currículos.
PEREIRA, L. S. Projeto de vida: construindo o sucesso no dia a dia. Maringá: Unicesumar, 2018.
A partir do exposto e dos conhecimentos abordados na unidade IV, de seu material de estudos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
É altamente recomendável que os currículos sejam feitos à mão, para garantir a veracidade das informações descritas.
É importante que seja feito um mapeamento das empresas que estão contratando, sobretudo das que possam garantir boas oportunidades de trabalho.
A pesquisa acerca do perfil da empresa que está contratando deve ser feita, exclusivamente, através de contato direto com o Departamento de Recursos Humanos da própria empresa.
É importante que o currículo seja enviado para todas as empresas possíveis, pois o mercado de trabalho é heterogêneo e está à procura de profissionais que desempenhem funções amplas.
Os especialistas em mercado de trabalho são enfáticos ao afirmar que é prejudicial, em todos os aspectos, compartilhar com pessoas da rede de relacionamentos o desejo em conseguir uma colocação profissional