Questão 6
O Brasil tem o sistema tributário mais complexo e caro do mundo, segundo o ranking internacional do Tax Complexity Project, desenvolvido por universidades alemãs (a LMU, de Munique, e de Paderborn) que medem a complexidade tributária enfrentada por cada país. De acordo com a Receita Federal Brasileira, entre os mais de 60 impostos, federais, estaduais e municipais, a burocracia tributária consome cerca de R$ 150 bilhões por ano das empresas, e a carga de tributos chega a ultrapassa 32% do PIB nacional.
Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/planejamento-tributario-ajuda-a-minimizar-o-impacto-dos-tributos-e-possibilita-aumentar-o-lucro-das-empresas,34dd520f33c67c1e61f27ca310bf6550varzkn3r.html Acesso em 03 Nov. 2021
Diante do apresentado no texto acima é necessário que todo empreendedor tenha conhecimento dos regimes tributários, especificamente aquele em que a sua empresa se enquadra. Sobre os regimes tributários atuantes no Brasil, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. Quando os tributos sobre o faturamento são não cumulativos, e o IRPJ e o CSLL são calculados sobre o resultado efetivo, a apuração do tributo é sobre o Lucro Real.
II. Apuração dos tributos pelo Lucro Presumido ocorre quando todos os tributos incidentes sobre faturamento, resultado e folha de salários são centralizados em apenas uma alíquota aplicada sobre o faturamento.
III.A apuração dos tributos pelo Simples Nacional ocorre quando os tributos sobre o faturamento são cumulativos (exceto o IPI e ICMS), e o IRPJ e o CSLL são calculados sobre uma presunção de resultado pelo faturamento.
Está correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.