De acordo com Chiavenato e Sapiro (2016), as empresas adotam o planejamento estratégico como uma forma de destacar-se no mercado. Esse planejamento envolve a definição de uma estratégia, que consiste em escolher um caminho para a empresa que permita alcançar uma posição diferenciada no futuro, trazendo resultados financeiros mais favoráveis em relação à situação atual da empresa. A estratégia é considerada uma arte, uma ciência, uma reflexão e uma ação, o que significa que é necessário pensar antes de agir e não apenas agir impulsivamente.
Fonte: adaptado de: CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações: da intenção aos resultados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.
Com base em uma empresa que tem três níveis de influência no Sistema de Informação, analise as afirmativas a seguir:
I. No nível estratégico é importante contar com um Sistema de Informação estratégico, que leve em conta as informações da empresa que possuem alguma relação com os ambientes interno e externo.
II. No nível tático, é fornecido um Sistema de Informação tático que torna as informações disponíveis para uma área específica da empresa em nível de chão de fábrica, ou seja, no baixo escalão.
III. No nível operacional, as empresas implementam ações de curto prazo, por meio das atividades estabelecidas ou planejadas em níveis anteriores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.