Considere a seguinte situação fictícia:
Uma escola estadual do interior de São Paulo promove a escolha de líderes de sala para serem os
interlocutores da turma junto à comunidade escolar, bem como articuladores e propositores de melhorias
para o ambiente na unidade de ensino. A proposta desenvolvida pela escola permite a participação de
qualquer aluno como candidato, e tem o intuito de contribuir para uma gestão democrática e participativa na qual haja a escolha do líder por meio da votação. Entre as atividades do Plano de Ação do líder estão: manter contato com os demais líderes de classe, buscar a opinião dos integrantes da sala, troca de experiências com os demais líderes, propor e participar de reuniões, apresentar debates sobre questões sociais que provoquem a reflexão e contribuam para a diminuição do preconceito, além de demonstrar persistência e proatividade.
Com base na relação da situação hipotética com os conhecimentos abordados na Unidade 1 do livro da
disciplina, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O caso explicita que somente o aluno mais inteligente de cada turma pode concorrer a líder de sala.
Na situação fictícia, a gestão democrática e participativa é uma questão excluída, pois apresenta pontos
insignificantes na escolha de um líder.
O caso deixa evidente que a escolha do líder de classe na escola municipal ocorre por meio da imposição, negando o direito de escolha aos estudantes.
O líder deve ser autossuficiente, manipulador, desenvolver seu trabalho a partir de sua opinião e conhecimento, desconsiderando sugestões dos demais.
Dentre as ações de um líder de classe está a promoção de debates sobre questões sociais, com o intuito de diminuir as diversas formas de preconceito na unidade escolar.