PROBLEMATIZAÇÃO
Em 2013, o Brasil e o mundo ficaram chocados, com o acidente provocado por uma banda, que se apresentava em uma boate na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. A atitude irresponsável de componentes da banda, de acender sinalizadores dentro de casas de shows como boates, já havia se tornado prática comum em suas apresentações. Essa prática acabou por ceifar de forma assustadora, mais de 235 vítimas fatais e colocando outros em estado de saúde considerado grave pelos médicos que os atenderam. Entre as vítimas fatais um dos componentes da banda, e vários estudantes universitários e secundaristas dentre outros. Esse fato, segundo investigações iniciais, aconteceu porque decidiram utilizar nessa apresentação sinalizadores mais “baratos”, porém altamente inflamáveis e perigosos.
SIGNIFICAÇÃO
Os grandes números de óbitos foram relacionados, em sua maioria, à intoxicação combinada por monóxido de carbono e cianeto, devido à combustão de plásticos e outros materiais sintéticos utilizados no revestimento do ambiente. Um episódio semelhante ao ocorrido na Boate Kiss aconteceu na cidade de Perm, na Rússia. O incêndio iniciou devido a uma exibição pirotécnica no palco e 156 pessoas foram a óbito. As causas de morte também foram relacionadas à intoxicação por cianeto e monóxido de carbono. Intoxicações são causas comuns de atendimentos de urgência e emergência nos serviços de saúde.
EXPERIMENTAÇÃO
Agora vamos imaginar que você já é docente e é questionado pelos seus alunos, que assistiram uma reportagem relembrando deste trágico fato. Seus alunos estão curiosos para entender como tantas pessoas possam ter morrido pela ingestão da fumaça.
REFLEXÃO
Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de bioquímica, você consegue compreender as implicações que a fumaça de um incêndio pode causar no metabolismo tecidual? Quais as implicações da falta de oxigênio para a geração de energia nas células?
CONCEITUALIZAÇÃO
Na boate Kiss, o incêndio foi fatal para os indivíduos diretamente queimados ou para alguns que respiraram a fumaça gerada. Isso porque a combustão libera altas concentrações de monóxido de carbono. O monóxido de carbono apresenta afinidade com a hemoglobina, proteína presente na hemácia que promove o transporte de gases no sangue, cerca de 250 vezes maior que o oxigênio. Assim, o indivíduo perde a capacidade de transportar oxigênio e entra em quadro clínico de hipóxia. Ademais, a queima de plásticos e outros produtos sintéticos promove a liberação de cianeto, que impede a respiração celular, desencadeando uma hipóxia histotóxica.
AÇÃO
Após assistirem a reportagem, seus alunos estão curiosos para entender porque os sobreviventes relataram que ficaram lentos, suando muito (estado hipermetabólico) e com câimbras musculares. Você precisará explicar, com base na baixa saturação de hemoglobina, estes sinais e sintomas.
AVALIAÇÃO
Na situação anterior, você está responsável por elaborar hipóteses que contribuam com a curiosidade dos seus alunos. Para isso, você deve responder algumas perguntas importantes:
1) Explique por que a hemoglobina é a única proteína do organismo capaz de promover o transporte de gases.
2) Apresente porque pacientes oriundos de intoxicações por fumaça apresentam baixos índices de saturação de hemoglobina.
3) Apresente uma hipótese que explique o estado hipermetabólico dos pacientes.
4) Apresente qual a implicação bioquímica da falta de oxigênio na cadeia respiratória.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA A ENTREGA DA ATIVIDADE MAPA:
Leia atentamente todas as orientações, assista o vídeo explicativo no Material da disciplina e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de elaborar e postar sua atividade.
- Baixe o arquivo FORMULÁRIO PADRÃO que está no ícone de Material Da Disciplina, organize sua resposta e salve o arquivo em PDF, escrevendo o nome da disciplina e a data, para não errar o arquivo no momento de anexar. (Exemplo: MAPA de Bioquímica "data").
- A Unicesumar não se responsabiliza pelo envio de arquivos errados. Não haverá possibilidade de trocar o arquivo após clicar em "Finalizar", nem mesmo terá o envio por outras ferramentas. Portanto, faça a devida conferência de seu arquivo anexado, antes de clicar na ferramenta para FINALIZAR a atividade Mapa.
- Consulte o prazo de participação no cabeçalho desta atividade e no calendário da disciplina.
- Cópias indevidas da internet (plágio), integrais ou parciais, ou de outros alunos terão desconto na nota final.
- Utilize todos os materiais da disciplina e o conteúdo das aulas como base para a realização dessa atividade e pesquisa em fontes seguras na internet como Google Acadêmico ou sites de pesquisa de boa procedência.
Em caso de dúvidas entre em contato com o seu professor Mediador e confira o vídeo explicativo da atividade MAPA na Sala do Café.
Bons estudos!