Quem atua profissionalmente com a língua tem como dever acompanhar as mudanças sociais que, consequentemente, afetam seu objeto de estudo e sua ferramenta de trabalho. Por isso, amparada teoricamente em Antunes (2007) é preciso desapegar de afirmações irreflexivas de que para ler, escrever e interpretar com competência basta estudar a gramática e suas nomenclaturas inspirada no contexto da Grécia antiga ou se posicionando de uma forma radical sem a necessidade estudá-la amparada no ditado popular de que quando o assunto é língua, pode tudo e não precisa se preocupar a norma culta, mas com o contexto. Pensar, hoje, em uma mediação de ensino-aprendizagem eficiente de língua requer considerar o respeito à diversidade linguística, a norma culta vigente e os múltiplos formatos textuais com imagem, texto, som, gestos etc. (mapa mental, infográfico, charge, piadas, grafite, cartuns, anúncios etc.) e seus diversos meios de circulação (redes sociais, rádio, televisão, outdoor etc.).
Fonte: ANTUNES, I. Muito além da gramática: para um ensino de línguas sem pedra no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
Fonte: SILVA, V. L. da. Linguística I. Maringá-PR: Unicesumar, 2023.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A professora Tereza, com formação em Letras e especializada em linguística, ministra aula considerando a norma culta vigente e a realidade dos estudantes que estão sempre conectados, através das redes sociais, aplicativos e diversos recursos oferecidos pela internet.
PORQUE
II. Para ela é possível mediar o ensino-aprendizagem de língua utilizando as regras que estão registradas na gramática e fazem parte da realidade linguística dos alunos, aplicando de forma reflexiva, através dos mecanismos de comunicação utilizados por eles.
Assinale a alternativa correta:
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.