Na condução dos negócios é extremamente importante que o gestor conheça as terminologias contábeis, pois as consequências da distorção quanto às nomenclaturas podem ser imensuravelmente graves no processo de tomada de decisão.
Imagine, por exemplo, no caso da ocorrência de uma despesa e se essa for computada como um custo, alterando significantemente o lucro bruto da empresa e, por conseguinte, a apresentação errada da demonstração do resultado e da planilha de custos da empresa.
Fonte: adaptado de: https://anaiscbc.abcustos.org.br/anais/article/view/2788/2788. Acesso em: 31 ago. 2023.
Considerando a importância dos usuários da informação interpretarem corretamente os relatórios contábeis, analise os dados apresentados a seguir de uma empresa que atua no ramo de bebidas na produção de sucos. Sua tarefa será de considerar as operações descritas no relatório identificando quais são classificadas como custos e despesas.
Gastos do período |
Fatura de telefone do setor administrativo |
Açúcar |
Honorários do advogado |
Aluguel da fábrica |
Corantes e aromatizantes de frutas |
Salário do operário que trabalha na fábrica |
Material de escritório do setor comercial |
Energia elétrica do setor financeiro |
Depreciação de máquinas da fábrica |
Depois de realizar a análise do ocorrido, você deverá responder aos seguintes questionamentos:
Descreva qual é a diferença entre custos e despesas e identifique os gastos apresentados na tabela como sendo custo ou despesa.