MAPA - ESOFT - ENGENHARIA DE REQUISITOS - 54/2023
Para a resolução dessa questão, leia atentamente o estudo de caso a seguir:
Sr. João é o proprietário de uma oficina mecânica que trabalha com conserto e manutenção de veículos dos mais variados tipos em nossa cidade. Como cada vez mais vem crescendo a sua lista de clientes, ele sabe que organizar seus processos sempre da melhor maneira possível é importante para o bom andamento de suas atividades.
Em sua oficina ele possui diversos funcionários, sendo que cada um deles trabalha em áreas específicas (Jorge trabalha com elétrica, Marcio com escapamentos e balanceamento de rodas, Carlos com injeção eletrônica e Elétrica, entre outros).
Quando um cliente chega para ser atendido um recepcionista faz uma avaliação preliminar e realiza o agendamento, mantendo controle sobre as atividades de seus funcionários. A oficina possui convênios com diversas empresas de seguro, nesses casos há a necessidade de uma vistoria da seguradora para, após isso, ser realizado o serviço.
Dentro do galpão da empresa há um almoxarifado onde as peças/produtos poderão dar saída apenas informando a qual ordem de serviço será utilizado o item retirado. No mesmo prédio, mas com autonomia própria, o Sr. João possui uma empresa de manutenção de motos, sendo que ela possui um sistema próprio hospedado na AWS inclusive com BD Mysql já preparado, assim deseja centralizar todos os dados e sistemas na mesma conta e assim minimizar os gastos.
Sr. João viaja muito visitando fornecedores e seguradoras, mas mantem seus hábitos de ficar sempre de olho no que acontece na empresa, por isso é muito importante ter acesso a todos os dados em toda e em qualquer local que ele estiver, inclusive pelo celular.
O proprietário deseja também manter um controle de qualidade sobre os serviços prestados, onde faz contato com os clientes após a realização dos serviços e realiza perguntas sobre os trabalhos e registra uma nota (0 a 10), assim emitindo relatórios de qualidade por funcionário.
Acima foi descrito a situação e as necessidades de uma empresa para que possamos construir um novo software. Como analista de requisitos, faça a leitura e compreensão do texto e identifique ao menos sete requisitos funcionais e três não funcionais, buscando sempre utilizar uma redação clara e objetiva.
IMPORTANTE:
1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo(a) nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado através do fórum interativo - "Links das Aulas ao Vivo".
2. Disserte a respeito do tema, seguindo, como roteiro, os tópicos elencados.
3. A entrega deve ser feita exclusivamente usando o template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
4. Antes de enviar a sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
5. Após o envio, não são permitidas alterações ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
6. Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e as referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas de acordo com as normas da Instituição de Ensino.
7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida o seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
8. Procure sanar as suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar a sua participação.
9. Atenção ao prazo de entrega. Evite o envio da atividade muito próximo do prazo. Você pode ter algum problema com a Internet, o computador, o software etc. Os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhe mensagem ao seu professor mediador.