MAPA - MKT - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 51/2024
Após ser desligado da empresa em que trabalhava como celetista, Rubens precisou se reinventar e tomou uma decisão importante em sua carreira: abrir um negócio de produção de colchões, a IdealFlex, que atenderá o estado do Paraná. No entanto, por mais que Rubens possua experiência com produção de colchões devido aos seus trabalhos anteriores, ele precisa de sua ajuda para gerir os canais de distribuição dos seus produtos, a fim de maximizar os lucros e reduzir os custos.
Assim, o produto contempla insumos essenciais como espumas, molas, tecidos e embalagens para sua produção, sendo cada insumo comprado por um fornecedor diferente.
Além disso, Rubens não consegue atender ao consumidor final diretamente, devido a ter de arcar com altos custos, necessitando de intermediários.
Para isso, Rubens necessitou contratar você, profissional da área, para que o ajude nesta jornada inicial como planejamento do design dos canais de distribuição da IdealFlex.
- a) Primeiramente, explique para Rubens o que é design de canal e apresente as sete principais etapas de um design de canal.
- b) Agora, ajude Rubens a saber quais são as variáveis a serem analisadas e consideradas para guiar a escolha de um canal de distribuição adequado.
- c) Por fim, sistematize um canal de distribuição para a IdealFlex, contemplando e descrevendo os canais desde os insumos do produto até atingir o consumidor final (pessoa física). No final, justifique para Rubens a escolha do canal de distribuição.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor mediador!
Bons estudos!