MAPA - TEOL - ESTUDOS DAS RELIGIÕES - 51/2024
MAPA – ESTUDOS DAS RELIGIÕES - Judaicização do pentecostalismo brasileiro
Demétrio Koch/Fotos Públicas
Fonte: Disponível em: https://estadodaarte.estadao.com.br/judaicizacao-do-pentecostalismo-brasileiro/ . Acessado em; 24 fev. 2024.
Em 31 de Julho de 2014, bairro do Brás, São Paulo. Naquela quinta-feira, o bispo e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, conduziu o culto de inauguração do Templo de Salomão. O espaço tornou-se o centro de gravitação da cúpula da Igreja, substituiu sua antiga sede e se converteu na morada da família Macedo. Seu culto inaugural foi capaz de reunir, em um momento de crescente polarização política do país, a então presidenta Dilma Rousseff e seu vice Michel Temer, o governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin e o prefeito da capital paulista Fernando Haddad, além do ministro Marco Aurélio Mello do Supremo Tribunal Federal, a presidente do Superior Tribunal Militar, Elizabeth Teixeira Rocha e o diretor da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra. A presença dessa comitiva política atesta a mudança do espaço ocupado pela Igreja Universal no espaço público brasileiro desde sua inauguração, em 1977. Do retrato midiático caricatural de uma seita carioca para o reconhecimento do impacto da igreja na demografia religiosa do país e na pauta dos debates nacionais.
A construção do Templo de Salomão em proporções monumentais com material vindo diretamente de Israel inaugura uma nova etapa dessa conexão entre o pentecostalismo e o universo judaico. A indumentária dos pastores em alguns cultos realizados no templo, o uso de quipá pelo próprio Edir Macedo e a centralidade de ícones como a arca da aliança e menorás no interior do templo dimensionam essa conversão simbólica. Anexo ao templo também foi construído o Jardim Bíblico, um parque temático, em forma de museu, cuja visita guiada é conduzida por pastores vestidos como sacerdotes do antigo testamento, que instruem os visitantes sobre a travessia do deserto conduzida por Moisés, sobre os rituais de sacrifício e a construção e destruição do primeiro e do segundo templos de Salomão.
É assim, tendo que produzir novas formas de lidar com objetos, que o pentecostalismo tem se reinventado, recorrendo ao judaísmo, modificando sua estética e reordenando sua história.
Leia o Texto na íntegra em:
https://estadodaarte.estadao.com.br/judaicizacao-do-pentecostalismo-brasileiro/ acesso em 24/02/2024
A porção de texto acima, evidencia o que nos estudos das religiões, chamamos de sincretismo religioso, que significa a apropriação de símbolos de uma religião sendo estes incorporados e reinterpretados em outra religião.
A partir deste contexto, a proposta do MAPA é uma pesquisa e entrevista sobre o uso de símbolos, doutrinas, roupas, práticas, entre outras questões do universo de uma religião que foram então apropriados por outra. Para esta tarefa, siga as instruções abaixo:
1- Escolha uma religião (confissão/igreja) que se apropriou de algum item religiosos de outra religião. Mencione também o nome da religião que teve seu item apropriados por outra religião.
2- Faça uma pesquisa e resuma entre três e cinco linhas, a respeito da principal característica e significado simbólico do item, na religião que se apropriou.
3- Faça uma pesquisa e resuma entre três e cinco linhas, a respeito da principal característica e significado simbólico do item, na religião em que o item foi apropriado.
4- Procure o líder religioso ou algum representante da religião que se apropriou de itens de outra religião, a faça as seguintes perguntas a respeito do item apropriado?
- a) Você tem consciência sobre a origem deste item religioso que sua religião usa?
- b) Qual o sentido/significado deste item para sua religião?
- c) Por que, na sua opinião, sua religião deve conservar o uso deste item em sua crença?
Para a realização desta atividade indicamos a visualização do tutorial:
https://www.youtube.com/watch?v=CNLYVwI54V8
ATENÇÃO
A atividade deverá ser postada somente em formato Word (modelo do template disponível no Material da Disciplina). O trabalho é individual. Não serão aceitos trabalhos após o encerramento do prazo. Leia e participe, a partir de uma postura acadêmica, procurando pesquisar e responder a atividade proposta, de forma coerente, argumentativa e sem plágios. Além da ampliação do conhecimento, tal participação integra a composição da nota da disciplina. E lembre-se: se você fizer uso de citações, deverá informar as referências bibliográficas, e as citações devem ser acompanhadas de um comentário pessoal sobre o que foi postado em relação ao tema. Em caso de identificarmos cópias ou consultas em sites ou Apps de perguntas e respostas, as participações serão zeradas. Atividades que forem identificados fora dos parâmetros estabelecidos pelos comandos propostos serão zeradas.