ATIVIDADE 1 - PED - TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - 51/2023
Ao longo da disciplina, exploramos sobre o perfil dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, que veio se modificando ao longo do tempo. Algumas características do público estudantil desta modalidade são comuns e permanecem até a atualidade, e podemos identificá-las no filme Central do Brasil, lançado em 1998, sob a direção de Walter Salles.
A história relata um drama vivido por Dora (Fernanda Montenegro) e Josué (Vinícius de Oliveira). Dora é uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na estação de trem Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Uma de suas clientes foi a mãe de Josué, que acaba falecendo, e o menino volta até ela para solicitar ajuda. Juntos embarcam em busca do pai do menino no interior do sertão nordestino, desenvolvendo a trama.
Esse filme nos ajuda a pensar nos alunos da EJA, visto que pessoas analfabetas, quando têm oportunidade, acabam frequentando esta modalidade para finalizar seus estudos. Diante disso, é importante o professor se indagar: como conhecer o perfil do meu aluno jovem e adulto? Ao longo do filme podemos verificar algumas dificuldades que pessoas analfabetas ou com pouca escolaridade sofrem. Para significar ainda mais sobre essa temática, convido você a assistir o filme na íntegra.
Provoco nesta atividade um desafio: assista ao menos um trecho do filme, no link a seguir, e experimente conhecer alguns perfis mais comuns que encontramos na EJA.
Acesse: • Trecho do filme n...
Após, reflita quais são os perfis que aparecem e quais as causas mais comuns para a não frequência escolar ou evasão. Vale ressaltar que os alunos da EJA são pessoas excluídas do processo de escolarização. Em geral, os estudantes matriculados nesta modalidade “[...] chegam aos espaços educacionais com conhecimentos, crenças, valores, preconceitos e bloqueios culturais acumulados ao longo de sua história” (CAPUCHO, 2012, p. 116). Por isso, entender o perfil de alunos da EJA extrapola a perspectiva educacional, pois faz-se necessário analisar o contexto em que estes sujeitos estão inseridos, um cenário, muitas vezes, de preconceitos, desvalorização e desigualdades.
Fonte: CAPUCHO, V. Educação de jovens e adultos: prática pedagógica e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.
Considerando o exposto, sua ação nesta atividade deverá seguir as seguintes instruções: acesse o link apresentado, com o trecho do filme Central do Brasil, e escreva um texto dissertativo de 15 a 20 linhas, contemplando:
-O perfil das pessoas que aparecem (gênero, faixa etária, características regionais, entre outras).
- Explicite sobre a importância do professor conhecer seus alunos para elaborar uma aula que seja significativa e coerente com a faixa etária e necessidade desse grupo, e