MAPA - ADS - MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO - 51/2023
O advento da era da informação trouxe consigo certo grau de complexidade
que foi tomando conta do cenário das empresas ao longo do tempo, sendo
cada vez mais necessária a presença da tecnologia.
Os jogos de computador têm evoluído de forma a trazer uma maior
experiência de interatividade aos usuários. Atualmente, alguns jogos já
possibilitam formas de interação com ambientes virtuais criados a partir de
ambientes reais ou por meio da Realidade Aumentada. Esses novos recursos
fornecem aos usuários uma ressignificação dos espaços onde, agora, passam
a participar ativamente do jogo.
Fonte: adaptado de:
https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/download/342/213.
Acesso em: 9 fev. 2023.
Sobre a relação entre tecnologia e jogos, observe o gráfico a seguir:
No gráfico, constam as rodadas e as pontuações que João, um estudante do
curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, teve em um campeonato de
jogos de videogames. Na partida em que João ganhou, foram somados três
pontos; na partida em que João empatou, foi somado um ponto; e, na partida
em que João perdeu, foi somado 0 ponto. Com base nas informações e no
gráfico anterior, responda:
- a) Quantas partidas teve o campeonato?
- b) Qual é o número de partidas em que João empatou?
- c) Qual é o número de partidas em que João perdeu?
- d) Qual é o número de partidas em que João ganhou?
- e) João mais ganhou ou mais perdeu na competição?
- f) Qual é o total de pontos que João teve?
- g) Qual é a média, a mediana e a moda de pontos que João teve? Apresente os
cálculos e interprete os resultados.
- h) Selecionando uma partida aleatoriamente. Qual é a probabilidade de, na
partida selecionada, João ter ganhado a partida?
- I) É possível afirmar que João foi campeão do campeonato?
- Envie suas respostas no template disponível no Material da Disciplina.
- A entrega da atividade deve ser no formato: doc ou pdf.
ATENÇÃO: revise seu arquivo antes do envio. Certifique-se de que é o arquivo
correto, formato correto, se contempla todas as demandas da atividade etc.
Após o envio, não serão permitidas alterações. Durante a disciplina, procure
sanar suas dúvidas pontuais em relação ao conteúdo relacionado à atividade.
Contudo, não são permitidas correções parciais, ou seja, enviar para que o
professor possa fazer uma avaliação prévia e retornar para que o aluno possa
ajustar e enviar novamente. Isso não é permitido, pois descaracteriza o
processo de avaliação