ATIVIDADE 1 - HIST - HISTÓRIA MEDIEVAL - 51/2023
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um importante documento da educação brasileira. No entanto, seu processo de formulação foi marcado - e ainda é - por uma série de questionamentos e críticas. Acerca de nossa disciplina, História Medieval, em 2015, os professores do Brasil relacionados a essa área de medieval, fizeram um carta em repúdio a primeira versão da BNCC que deixava de fora os estudos sobre a Idade Média. A partir da segunda e terceira versão, os conteúdos foram inseridos, contudo, de uma forma que a insatisfação entre os especialistas da área permaneceu. Acerca dessa crítica analise com atenção o excerto abaixo:
Em linhas gerais, os conteúdos relativos à Idade Média parecem não encontrar correspondência nas discussões historiográficas pós-1980, tanto no âmbito internacional como no nacional, o que resulta numa seleção de conteúdos de matriz político-institucional e econômico-social, marcantes até a primeira metade
do século passado. A Idade Média na segunda versão da BNCC permanece encarada como período obscuro, uma idade intermediária, condicionada pelos referenciais da modernidade. Observa-se a manutenção das
oposições recorrentes nas abordagens sobre o medievo, como: comunidade ou coletividade/individualismo; ruralidade/urbanidade; cultura oral/cultura escrita; opressão/liberdade; entre outros. Do mesmo modo, a Base reafirma elementos como Estado, Violência e Igreja como eixos explicativos do período, aspectos que,
para a medievalística atual, são considerados como falsas concepções acerca da Idade Média. Em termos pedagógicos, a BNCC História opta por estruturar o currículo numa lista de conteúdo, resultando na recuperação de conteúdos tradicionais da História Medieval, talvez numa proposta de oferecer uma visão ampla de “toda a história”, mas que culmina na redução do medievo à Europa e, em especial, aos processos históricos ocorridos na França, Inglaterra, Alemanha e Itália.
LIMA, Douglas Mota Xavier de. Uma História Contestada: A História Medieval na Base Nacional Comum Curricular (2015-2017). Anos 90: Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, n. 26, 2019. p. 9-10.
Com base no texto acima, redija um texto explicando quais são as críticas realizadas pelo autor do texto em
relação à BNCC.
Orientações:
Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas.
Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.
Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
Bom estudo!