51/2023 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - ATIVIDADE 1
A Pesquisa de Marketing auxilia as organizações a levantarem dados e informações de mercado que não possuem e, com isso, traçar ações e estratégias de vendas e comunicação. Segundo Vieira e Shimohigashi (2016, p. 109), “para compreender melhor um mercado-alvo e buscar o sucesso nos negócios, as empresas necessitam de informações importantes e relevantes, não só para conhecer o público-alvo, mas também os concorrentes, a área de atuação, o próprio negócio, entre outros”. 51/2023 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - ATIVIDADE 1
Fonte: VIEIRA, M. C.; SHIMOHIGASHI, E. R. M. Administração de Marketing. Maringá: UniCesumar, 2016.
51/2023 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - ATIVIDADE 1
Assim, as empresas elaboram projetos de pesquisa, com diversas etapas e que resultam na coleta e análise de dados e informações de mercado. Diante disso, utilizando o material da disciplina, além das aulas, responda:
51/2023 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - ATIVIDADE 1
1) Para a realização da pesquisa, é preciso elaborar um questionário que pode contar com diferentes tipos de perguntas, sendo elas: (1) Pergunta Aberta, (2) Pergunta Dicotômica, (3) Pergunta de Múltipla Escolha, (4) Pergunta de Escala de Avaliação, (5) Pergunta de Escala de Concordância e (6) Pergunta Filtro e de Caracterização. Escolha três tipos de perguntas apresentados e elabore um texto, entre 7 e 10 linhas, explicando-os.
51/2023 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - ATIVIDADE 1
2) Agora, entenderemos um pouco mais como a elaboração de um questionário de pesquisa funciona. Para isso, utilize o exemplo apresentado a seguir:
Márcia é pedagoga há mais de 20 anos e, identificando as necessidades e dificuldades de seus alunos, resolveu, junto com sua amiga Ana, abrir uma escola que oferece reforço escolar para alunos que estão cursando o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) em sua cidade. O preço das aulas varia conforme o pacote, sendo definido por hora, sendo cobrado em média R$ 80,00 a hora, mas podendo oferecer descontos com base na necessidade de cada aluno. O atendimento será realizado na residência dos alunos, de maneira personalizada e direcionada às dificuldades apresentadas, que serão levantadas previamente, antes da aula. Contudo, Márcia e Ana ainda sentem que não conhecem muito bem seu mercado e têm receio de não conseguirem sucesso, principalmente, devido à concorrência e, por isso, resolveram realizar uma pesquisa de Marketing.
Assim, com base nessas informações, elabore quatro questões que Márcia e Ana podem usar em seu questionário de pesquisa para coletar informações junto a seu público. Importante: ao apresentar cada questão, defina qual é o seu tipo e justifique por qual motivo cada pergunta escolhida auxilia na coleta de informações para Márcia e Ana.
51/2023 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING - ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 1 - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2023
ATIVIDADE 1 - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS - 51/2023
ATIVIDADE 1 - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO - 51/2023