MAPA - PSICO - DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - 52_2024
A alfabetização é um dos marcos mais significativos no desenvolvimento de uma criança, representando o início de sua jornada para explorar o vasto mundo do conhecimento. É o processo pelo qual as pessoas aprendem a ler, escrever e compreender a linguagem escrita, habilidades fundamentais para a participação plena na sociedade. A psicopedagogia desempenha um papel fundamental no processo de alfabetização, oferecendo suporte especializado e personalizado para aqueles que enfrentam dificuldades em adquirir as habilidades de leitura e escrita. Ao compreender as complexidades do desenvolvimento cognitivo e as diferentes formas de aprendizagem, os psicopedagogos são capazes de identificar as causas subjacentes das dificuldades de alfabetização e desenvolver estratégias eficazes para superá-las. Como parte de nossa formação em intervenção psicopedagógica, é essencial explorar estratégias lúdicas e criativas para apoiar o desenvolvimento de habilidades acadêmicas em crianças com dificuldades de aprendizagem.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Diante do exposto, pense na seguinte situação hipotética:
Imagine que você é um psicopedagogo e tem seu próprio espaço clínico. Recentemente, você recebeu um novo sujeito-aprendiz chamado Lucas, que tem 10 anos de idade. Apesar de seu interesse em aprender, Lucas ainda não conseguiu dominar as habilidades de leitura e escrita. Ele se sente desmotivado e frustrado por não acompanhar seus colegas de classe. Você, após avaliar e conhecer Lucas, estabelece que a melhor estratégia inicial será trabalhar com jogos e atividades lúdicas para ajudá-lo a superar suas dificuldades e se envolver de forma positiva com o aprendizado. Nesta atividade, vamos nos concentrar no planejamento de uma intervenção para ajudar um aluno de 10 anos de idade que ainda não está alfabetizado, utilizando jogos e atividades lúdicas como ferramentas educacionais.
Diante dessa situação hipotética, solicitamos que você elabore um texto fundamentado (de no mínimo 15 e no máximo 40 linhas) com os seguintes itens:
1°) Faça uma breve apresentação de Lucas e estabeleça um objetivo para você executar na intervenção.
2° Pesquise e selecione três jogos e/ou atividades lúdicas que sejam adequados para o nível de Lucas e que possam apoiar o seu objetivo de intervenção psicopedagógica.
3°) Escolha um dos jogos e/ou atividade lúdica que você apresentou. Apresente as características principais do jogo.
4°) Justifique teoricamente porque você escolheu este jogo e/ou atividade lúdica e como ele vai te auxiliar fundamentando a resposta com pelo menos uma citação direta ou indireta. Por fim, apresente a referência ao final do texto.
Atenção:
Faça o download do FORMULÁRIO PADRÃO (localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA em seu Studeo), realize a atividade neste arquivo e em seguida faça o envio. Certifique-se de que está enviando o arquivo correto, pois haverá uma única oportunidade de envio e não serão aceitos trabalhos por outro canal, apenas pelo campo específico de envio.
Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua atividade antes de enviá-la.
Acesse a Sala do Café, lá foram disponibilizadas orientações detalhadas para realização desta atividade.
Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no fórum tira-dúvidas do Mapa.
Bons estudos!