A compreensão da razão humana nos faz melhores ou piores, depende da maneira que se busca entender os critérios que usamos para considerar o uso da razão. Os críticos da Escola de Frankfurt consideram que há uma razão instrumental e outra reflexiva.
A primeira foi e é usada para os interesses humanos da forma mais objetiva e perversa, a construção de uma bomba atômica, por exemplo. Já, a outra, considera que é possível criar por razão benefícios para a melhoria da vida humana, produzir uma obra literária ou cinematográfica para a valorização da existência.
Sim, o ser humano pode produzir o seu bem e pode ser o seu mal. Muitos pensadores construíram suas teses em busca de entender o que é a natureza humana, qual o papel da racionalidade na existência. Estamos nos condenando por ela ou seria nossa salvação?
Considere o seguinte contexto diante do que foi exposto.
Busque reportagens, o número de quatro no máximo, que retratam o lado destrutivo do ser humano, suas práticas de violência, a racionalidade usada para a destruição humana. Depois, faça o mesmo trabalho a procura de informações que demonstrem a racionalidade valorizando o ser humano, buscando melhorar sua condição de vida.
Depois de organizar estas buscas, faça um texto comparativo e utilize dos autores que abordamos para argumentar sobre a capacidade da razão humana como instrumento de solução ou fonte de problemas. O quanto aprimoramos a capacidade de destruir da mesma forma que podemos construir.