ATIVIDADE 1 - PED - ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO BÁSICA - 52_2024
A Estatística enquanto conteúdo nos moldes da Educação Básica é relativamente recente, se analisarmos seu contexto histórico, todavia pesquisas arqueológicas indicam que a coleta de informações já ocorria no antigo Egito, por volta de 2000 anos antes da era cristã. Apesar da Estatística ser utilizada por diversos povos desde a antiguidade, foi apenas no século XVI que se deu início as primeiras análises de maneira sistemática, utilizando as bases matemáticas como cálculos que fossem organizados e pautados em métodos acerca dos fatos sociais, tais como batizados, casamentos e funerais, originando as primeiras tábuas e tabelas, bem como os primeiros números relativos e as primeiras análises.
Nesta perspectiva, é que convido você meu caro aluno(a) a fazer a leitura do material de apoio, disponível abaixo para que você possa compreender melhor alguns acontecimentos que marcaram a história da estatística na humanidade.
Material de apoio:
https://estatmg.com.br/2022/11/08/a-historia-da-estatistica-desde-a-sua-origem-ate-os-dias-atuais/
Agora que você já acessou o material de apoio, sua tarefa consiste em elaborar um texto que seja capaz de responder o seguinte questionamento: como a história da estatística pode ser ensinada a crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Qual a importância de se trabalhar estatística com os alunos desse nível de ensino?
Para melhorar sua compreensão e nortear seu texto, ao escrever destaque os seguintes, pontos:
Defina o conceito estatística.
Discorra acerca estatística na antiguidade em comparação aos dias atuais incluindo materiais e métodos.
Finalize o texto respondendo como este conhecimento histórico pode ser abordado com crianças do ensino fundamental.
Observação: o texto deverá ser escrito em fonte Arial, tamanho 12.
O texto apoio será disponibilizado na sala do café.
Bom trabalho!