A humanização é um conceito polissêmico que se refere a reflexões e proposições sobre novas formas de agir, relações mais simétricas entre os sujeitos, por meio das quais o saber formal e científico, as experiências e saberes de pacientes e acompanhantes contribuem com a produção de conhecimento (DESLANDES, 2006; AYRES, 2005). Nesse sentido, no campo da saúde, o conceito de humanização é assumido oficialmente, por intermédio da Política Nacional de Humanização (Brasil, 2003), como uma proposta voltada para uma nova relação entre usuários, suas redes sociais, trabalhadores da saúde e gestores, apostando no trabalho coletivo na direção de um Sistema Único de Saúde (SUS) acolhedor e resolutivo.
ALVES, C. A.; DESLANDES, S. F.; MITRE, R. M. de A. Desafios da humanização no contexto do cuidado da enfermagem pediátrica de média e alta complexidade. Interface – Comunicação Saúde Educação, v. 13, v. 1, p. 581-594, 2009.
Paralelo a isso, a humanização visa romper com a fragmentação do cuidado, do trabalho e da rede de assistência à saúde, ao passo que a operacionalização da humanização no SUS possui uma série de desafios a serem enfrentados. A partir das informações apresentadas no texto, sobre os desafios para a humanização nos serviços da saúde, avalie as afirmações abaixo.
I. Um dos desafios enfrentados é a desconstrução de processos hierárquicos para se trabalhar em redes.
II. As redes de atenção à saúde são formadas por serviços, que se conectam e se comunicam na construção da intersetorialidade e da integralidade.
III. As redes de atenção à saúde são compostas de afetos, vivências, políticas, um emaranhado de aspectos de grande relevância para a produção de saúde.
É correto o que se afirma em: