MAPA - GQ - GESTÃO DA QUALIDADE - 54_2024
Olá, estudante!
A partir das discussões realizadas durante a disciplina de Gestão da Qualidade, este é o momento para você colocar em prática os conhecimentos aprendidos sobre a qualidade e as principais ferramentas utilizadas nas organizações. Para tanto, você, enquanto futuro(a) gestor(a), terá a oportunidade de desenvolver elementos importantes de um plano de projetos.
Primeiro passo
- Assistir as aulas conceituais referentes, disponíveis no seu ambiente virtual.
- Estudar o material disponível na disciplina.
- Assistir aos vídeos de apoio dos temas abordados nesta atividade:
- Gráfico de Pareto: <https://www.youtube.com/watch?v=NH10cbx_oGY>
- Diagrama de Ishikawa: <https://www.youtube.com/watch?v=ajcM0TATQ98>
- 5W2H: <https://www.youtube.com/watch?v=M4dNnrcUq9s>
Segundo passo
- Realizar e enviar a atividade solicitada.
Vamos lá?!
PRIMEIRA ETAPA: Leitura do texto de apoio
O conceito de Gestão pela Qualidade Total (TQM: Total Quality Management) desenvolveu-se como resultado dos trabalhos prestados por consultores norte- americanos, entre eles Shewhart, Deming e Juran, para empresários japoneses, logo após a Segunda Guerra Mundial. Em um primeiro momento surge com a preocupação com a qualidade total, na época resumida no foco da produção de bens e serviços de qualidade. Logo após, é identificada a necessidade de controle dos processos internos para a manutenção da qualidade e dos procedimentos de sua melhoria.
Estas ações passaram a ser chamadas de Controle da Qualidade Total (TQC: Total Quality Control) e aconteciam dentro da empresa, através de métodos desenvolvidos e comprometidos com o controle dos processos da qualidade. A ampliação da área de observação para fora dos muros da empresa, envolvendo novos atores e a diretoria, transformou a ação, o Controle da Qualidade Total (TQC), em uma filosofia, a Gestão da Qualidade Total (TQM).
A gestão da qualidade total está ligada a variados conceitos administrativos, que têm por objetivo deflagrar uma série de ações que, integradas, sistêmicas e intencionais devem, necessariamente, cumprir apenas um objetivo: suprir as necessidades dos clientes por bens e serviços de qualidade. Para se alcançar esta finalidade, várias etapas devem ser observadas. Por esta razão, o termo “gestão da qualidade” é ampliado em direção à palavra “total”. Com isto, se qualifica a elaboração de bens e serviços contando com as seguintes dimensões:
Fornecedores: devem ser necessariamente qualificados para entregar insumos de excelente relação custo/benefício, respaldados na qualidade. Neste espectro incluem-se preços (competitivos) e prazos rigorosamente cumpridos;
Colaboradores: devem ser capacitados e treinados para realizar seus trabalhos. Também é necessário que tenham consciência da importância de suas atividades para que a empresa possa atingir seus objetivos; e
Stakeholders: imprescindível que a empresa tenha um relacionamento ético, que possa fluir da empresa em direção ao seu entorno. Escutar, entender e agir, alinhado às expectativas dos stakeholders, é um passo decisivo em direção ao fornecimento de produtos de qualidade para o mercado.
Soma-se a estes itens o papel de direção das empresas, que deve ter um compromisso firme e inegociável na perseguição da qualidade total. A partir da preparação interna da empresa e de seu bom relacionamento com a comunidade é que se pode ter a expectativa da produção de bens e serviços de qualidade. O reconhecimento do mercado de valor agregado ao produto habilitará as empresas a venderem mais, produzirem mais, diminuírem seus custos e aumentarem suas margens de lucro. Qualidade é a palavra de ordem; controle é a ação e a gestão da filosofia posta em prática. O adequado balanceamento destas três variáveis - qualidade, controle e gestão -, é que pode garantir a sobrevivência das empresas.
BRITTO, E. Qualidade Total. São Paulo: Cengage, 2016 [p. 78-79].
SEGUNDA ETAPA: Estudo de Caso
A empresa fictícia XPTO S.A. passou sérios desafios em seus processos internos e de produção ao longo do ano de 2024, o que resultou em significativas perdas financeiras e danos à sua reputação. Diante dessa situação crítica, o diretor da empresa decidiu contratar uma consultoria especializada em processos e métodos de trabalho para identificar e resolver os problemas mais urgentes. A consultoria aplicou diversas ferramentas de gestão da qualidade para analisar e diagnosticar as questões que precisavam ser abordadas. Após um estudo detalhado e minucioso, foram identificadas várias falhas, destacadas no quadro 01 e ilustradas na figura 01. Essas falhas tinham origem em diferentes processos e atividades, sendo as principais relacionadas a materiais, mão de obra, máquinas e métodos.
Quadro 01: Pareto
Fonte: O autor (2024).
A partir das informações obtidas e com os dados inseridos no quadro 01 foi possível desenvolver o Gráfico de Pareto, conforme figura 01.
Figura 01: Gráfico de Pareto
Fonte: O autor (2024).
Com o conhecimento adquirido na disciplina de Gestão da qualidade nós vamos praticar por meio da atividade MAPA o desenvolvimento de duas ferramentas fundamentais para a garantia da qualidade nas organizações. Para a realização da atividade você deverá identificar o principal problema apresentado através do Gráfico de Pareto.
TERCEIRA ETAPA: resolver e enviar a atividade
Agora é com você!
- Desenvolva o Diagrama de Causa e Efeito (do principal problema identificado no Gráfico de Pareto).
- Desenvolva o Plano de Ação 5W2H.
Dicas dos professores
- Assista ao vídeo de orientações gravado pelo professor, em Sala do Café, fórum: Atividade Mapa - Vídeo Explicativo.
- Utilize o Formulário Padrão em Word disponível no ambiente da disciplina > Arquivos > Material da Disciplina.
- Certifique-se de que esteja encaminhando o arquivo correto no seu Studeo antes de finalizar, pois não haverá como editar e/ou enviar outro arquivo após a finalização.
- A atividade será aceita somente pelo Studeo, atividades fora do prazo não serão aceitas! E arquivos em branco, corrompido ou incorreto não será atribuído nota.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu professor(a) mediador(a) pelo Studeo no Fale com o Mediador.
Boa atividade!