ATIVIDADE 1 - PED - PRÁTICA PEDAGÓGICA: AMBIENTES NÃO-FORMAIS - 54_2024
A Pedagogia Empresarial é um ramo que tem crescido, ao longo dos tempos, e tem propiciado ao pedagogo novos espaços de atuação e novas propostas de trabalho, o que tem chamado a atenção dos profissionais da área que ainda não conseguiram se firmar no espaço escolar. Mas esse crescimento não tem ocorrido por acaso, mas, principalmente, devido ao fato de os cursos de Pedagogia estarem, já faz algum tempo, inserindo em sua grade curricular disciplinas como Pedagogia em Instituições Não-Escolares, apresentando aos futuros pedagogos novas possibilidades. Isso não quer dizer que a atuação do pedagogo em espaços não escolares seja recente. Ela já ocorria desde a década de 1960, quando as empresas recorriam às instituições escolares, a partir dos pedagogos, para treinar seu pessoal (URT; LINDQUIST, 2004).
O pedagogo começou a ser chamado para atuar na empresa no final da década de sessenta, início de setenta. Os princípios de racionalidade, eficiência e produtividade foram transportados da economia para a educação, de modo conciliatório com a política desenvolvimentista. [...]. Na década de 70, observou-se uma crescente automação do processo de trabalho, de novas tecnologias. No entanto, a classe trabalhadora se encontrava totalmente despreparada para o estágio de desenvolvimento industrial. O mercado de trabalho passou, então, a reclamar a profissionalização dos trabalhadores para acompanhar as mutações que estavam ocorrendo no mundo do trabalho, decorrentes de transformações tecnológicas. [...]. A formação profissional passou a ter seu âmbito cada vez mais definido no local de trabalho ou através de treinamentos intensivos, coordenados por instituições ou pela própria empresa (URT; LINDQUIST, 2004, s/n).
Fonte: DOS SANTOS, Beatriz Alves et al. Pedagogia empresarial: mais um campo de atuação do pedagogo. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 23, p. 258-269, 2022.
Contextualização:
Desde a década de 1960, a Pedagogia Empresarial tem crescido como uma área de atuação promissora para pedagogos que buscam novas oportunidades além do ambiente escolar tradicional. Essa expansão não aconteceu de forma repentina, mas sim devido às mudanças nas demandas do mercado de trabalho e às transformações tecnológicas que ocorreram ao longo das décadas. Na década de 1970, com o aumento da automação e o avanço das tecnologias, as empresas começaram a sentir a necessidade de capacitar seus funcionários para acompanharem essas mudanças. Dessa forma, os pedagogos foram chamados a desenvolver programas de treinamento e educação dentro das empresas, contribuindo para a formação profissional e o desenvolvimento de habilidades internas. Os cursos de Pedagogia, percebendo essa necessidade, passaram a incluir disciplinas que preparam os futuros profissionais para atuarem em espaços não escolares, como empresas, hospitais e outras instituições. A Pedagogia Empresarial, em particular, oferece aos pedagogos novas possibilidades de atuação, permitindo que eles apliquem seus conhecimentos de maneira inovadora no desenvolvimento do capital humano nas organizações.
Comando:
A partir do contexto apresentado, elabore um texto de 15 a 20 linhas sobre o crescimento da Pedagogia Empresarial e como ela oferece novas oportunidades de atuação para os pedagogos. Avalie como o trabalho do pedagogo dentro das empresas pode impactar positivamente o desenvolvimento profissional dos trabalhadores e o sucesso das organizações.
Observações:
- Revise seu texto antes de clicar em Finalizar. Após finalizada, a atividade não pode mais ser alterada.
- Caso utilize citações em seu texto, que seja preferencialmente citações indiretas (acesse a Sala do Café para seguir as normas da ABNT para citações e referências).
- Atente-se ao prazo dessa atividade. Após o prazo encerrado, não haverá possibilidade de enviar sua atividade. Portanto, não deixe para enviar sua resposta na última horas do prazo.