A primeira é responsável por pensar em novas formas de criar valor para os clientes e a segunda visa criar formas de tornar real a proposta de negócio.
Para que possa compreender o assunto vamos tratar a aplicação em um estudo de caso.
Apresentação do caso
Dois jovens estavam empolgados com uma ideia inovadora para eles que era um aplicativo para orientar nos estudos da graduação em Administração. Após baixar o aplicativo, o aluno coloca o dia da matrícula, a quantidade de horas que deseja estudar por dia e o aplicativo determinava se era suficiente o tempo e o que era necessário fazer a cada dia.
Além disso, poderia escolher se desejaria integrar alertas no celular, agenda, whatsapp, SMS, e-mail, enfim, receber alertas no momento que atividades importantes estariam vencendo o prazo ou lembrete para o estudo diário.
A cada avanço no curso poderia postar nas redes sociais e também compartilhar com os colegas em um espaço de fórum que também era uma rede social.
O contato com a equipe de mediação seria feito diretamente pelo aplicativo bem como todo o acesso ao Studeo, as aulas ao vivo e a leitura dos materiais da disciplina.
Além disso, havia testes de carreira, busca por emprego e indicação de cursos complementares.
A solução que já estava em fase de testes poderia ser personalizado e vendido para outras instituições de ensino não apenas para o nível superior, mas para ensino médio e profissionalizante.
Instruções
- A prática da atividade consiste em elaborar partes do Business Model Canvas (BMC).
- Referente ao bloco 1 que diz respeito ao Relacionamento com Clientes será feito a Proposta de Valor, Segmento de Clientes e Canais.
- Para o bloco 2 que vai sustentar a proposta de valor será necessário tratar das Atividades-chave, Parcerias e Custos.
Diante disso, sua atividade consiste em explicar brevemente cada uma das partes fazendo a devida justificativa. Para isso, se organize da seguinte forma:
a) Defina um exemplo de Proposta de Valor para a startup dos jovens e justifique a resposta.
b) Escreva dois Segmentos de Clientes que a empresa poderá atender e justifique o argumento.
c) Elenque e justifique uma forma de canal utilizado pela empresa para entregar a proposta de valor.
d) Escolha duas atividades-chave para a startup e argumente a importância.
e) Exemplifique dois parceiros-chave e como eles podem contribuir para o crescimento do negócio.
f) Apresente dois tipos de custos que devem ser motivos de preocupação da empresa.
g) Elabore um pequeno texto apontando 2 motivos que podem levar ao sucesso e 2 pontos que são motivos de preocupação para evitar a falência da empresa.