A saúde coletiva é retratada sob um olhar multidisciplinar, atuando em conjunto com as disciplinas de biomedicina, estatística, biologia e ciências humanas. Caracterizada pelo histórico de lutas em direção a uma efetiva modificação do cenário científico e sociopolítico da saúde e sociedade – a exemplo da Reforma Sanitária e todo o seu legado construtivista –esta área possui três subdivisões: epidemiologia, planejamento/ gestão e serviços de saúde e ciências humanas.
SILVA, G. C. B. da.; MELO NETO, O. de M.; NOBREGA, W. F. S. Epidemiologia e Saúde Coletiva: aspectos históricos e evolução da produção científica. Revista Família, [S.l], v. 8, n. 3, 2020.
Cabe destacar que o Relatório elaborado pela Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde mostra que a situação de saúde, vida e trabalho da população brasileira vem passando por grandes transformações nas quatro últimas décadas, influenciadas pelas mudanças econômicas, sociais e demográficas ocorridas no país. A partir do texto apresentado, sobre os principais aspectos que marcam a evolução demográfica, social e econômica relacionados a saúde, avalie as afirmações a seguir.
I. Um importante indicador da riqueza do capital social é relação de confiança entre as pessoas.
II. Estudos apontam para o fato que 53% da população brasileira ainda não teriam acesso a um saneamento adequado, e no atual ritmo de ampliação do acesso, a universalização só se daria em 115 anos.
III. A urbanização foi apontada como um fator importante de mudanças, em que, a partir da década de 70, influenciada pela industrialização, promoveu mudanças no setor econômico e na forma de viver das pessoas.
É correto o que se afirma em: