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Além do desmatamento e da contaminação dos rios e dos peixes que servem de alimento aos indígenas por mercúrio, metal utilizado na atividade garimpeira que foi recentemente identificado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em níveis bem acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em indígenas da etnia, a invasão do garimpo ilegal tem provocado conflitos, violência e mortes, bem como uma explosão no número de doenças infectocontagiosas como a malária no território. O documento aponta ainda a desestruturação dos serviços de saúde nas áreas ocupados pelos garimpeiros [...].
Leia na íntegra em: <https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/invasao-do-garimpo-em-terras-indigenas-deixa-rastro-de-desmatamento-e-violencia>. Acesso em: 01 de Maio de 2024.
Considerando os direitos previstos na Constituição e todo o cenário de massacre promovido contra as nações indígenas brasileiras, podemos concluir que estamos falhando enquanto sociedade. Enquanto futuros professores de História da Educação Básica temos a oportunidade e, ao mesmo tempo o compromisso de proporcionar reflexões e debates que priorizem o respeito e a valorização cultural destes povos. Nessa premissa, tendo por base a Lei nº 11.645/2008 que decreta a obrigatoriedade da temática indígena na Educação Básica, disserte acerca dos itens abaixo:
- a) A fragilidade da formação docente que acaba por reforçar muitas vezes o preconceito e o estereótipo dos povos indígenas.
- b) O que representa a Lei nº 11.645/2008 e como ela tem sido trabalhada nas escolas no Ensino Fundamental II e Médio.
- c) Enquanto futuro professor de História como você desenvolveria esta temática com seus alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II priorizando a ética, o respeito e a valorização cultural destes povos (aqui você deverá apresentar um recurso didático: música, arte, reportagem, atividade lúdica, filme etc).
Orientações:
- Verifique o vídeo explicativo na Sala do Café.
- Disserte de forma objetiva e nítida sobre os itens indicados.
- Seu texto deverá conter no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
- Ao finalizar o texto, releia-o e verifique se sua argumentação é coerente.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.