- Aprendizagem Prática: Atividades dinâmicas proporcionam uma abordagem prática para a aprendizagem. Elas permitem que os alunos apliquem conceitos teóricos em situações do mundo real, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura dos temas estudados.
- Estímulo à Criatividade: Atividades dinâmicas muitas vezes incentivam a criatividade dos alunos. Ao envolvê-los em projetos, discussões e resolução de problemas, é possível estimular o pensamento criativo e a capacidade de encontrar soluções inovadoras.
- Desenvolvimento de Habilidades Sociais: Atividades dinâmicas frequentemente envolvem trabalho em equipe, discussões em grupo e interações sociais. Isso não apenas promove o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais, mas também proporciona aos alunos a oportunidade de aprenderem uns com os outros.
- Variedade de Estilos de Aprendizagem: Alunos têm diferentes estilos de aprendizagem. Algumas pessoas aprendem melhor por meio de métodos visuais, outras por meio de prática e experiência direta. Atividades dinâmicas oferecem uma variedade de abordagens, atendendo às diversas formas de aprendizagem.
- Motivação e Interesse: O uso de atividades dinâmicas ajuda a manter os alunos motivados e interessados no conteúdo. Isso é particularmente importante em um ambiente educacional, no qual o desinteresse pode levar à falta de participação e à redução do aprendizado.
- Retenção de Informação: A participação ativa em atividades dinâmicas está associada a melhor retenção de informações. Quando os alunos estão envolvidos emocional e intelectualmente são mais propensos a lembrar e aplicar o que aprenderam.
- Preparação para o Mundo Real: Muitas atividades dinâmicas são projetadas para refletir situações do mundo real. Isso ajuda os alunos a desenvolverem habilidades que serão úteis em suas vidas profissionais e cotidianas, preparando-os para os desafios que encontrarão fora da sala de aula.
Diante do exposto, considere a situação fictícia destacada a seguir.
Você passou em um concurso púbico para professor de uma rede estadual e irá lecionar em turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa. Nesse contexto, como professor responsável e na tentativa de cumprir com seu fazer docente da melhor forma, você se propõe a fazer atividades diferenciadas para além do livro didático.
Assim, para a atividade MAPA você deve criar um jogo lúdico com o tema “Adjetivos” ou “Advérbios”.
Atenção às orientações obrigatórias:
- Escolha um tema: ou Adjetivos ou Advérbios. Sua atividade não poderá ser sobre os dois.
- Você irá confeccionar um jogo lúdico e interativo, pode ser em alguma plataforma digital ou até mesmo um jogo manual. Use da sua criatividade.
- Em Material da Disciplina, baixe o formulário padrão e insira as fotos/prints nítidos do processo de confecção e do resultado final. Caso seja em alguma plataforma digital, adicione o link do seu jogo ao final dos prints/fotos.
- Cada imagem (foto ou print) adicionada na sua resposta deve vir com uma descrição, explicando que etapa do jogo seria aquela.
- Utilize o formulário padrão para o envio do mapa em Word. O arquivo encontra-se na pasta material da disciplina;
- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos, Sala do café e Mensagem;
- Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível na página da disciplina;
- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta material da disciplina;
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a). Bons estudos!