ATIVIDADE 1 - MKT - GESTÃO DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 51/2024
LOGÍSTICA REVERSA DA NATURA COSMÉTICOS S.A.
Com o objetivo de se tornar uma das maiores empresas sustentáveis mundialmente, a Natura, por meio de investimentos em desenvolvimento de tecnologias e processos de reciclagem de embalagens voltados para a logística reversa, lançou o projeto “Visão de Sustentabilidade 2050”, sendo um dos seus objetivos de conseguir reciclar 50% das embalagens descartadas de seus produtos e deste total reutilizar no mínimo 10% destes materiais reciclados na produção de novas embalagens.
A Visão de Sustentabilidade busca transformar a Natura em uma empresa geradora de impacto positivo, o que significa que a atuação da companhia deve ajudar a tornar o meio ambiente e a sociedade melhores, ultrapassando o atual paradigma de apenas reduzir e mitigar impactos.
As embalagens dos produtos Natura são compostas de plásticos, vidro, metal e papel. O processo da logística reversa pós-consumo inicia-se após o descarte das embalagens pelos consumidores. Estas embalagens são recolhidas por meio de cooperativas, Consultoras Natura e estabelecimentos associados, e todo o material recolhido é separado por tipo (plástico, papel e vidro) para que seja destinado corretamente para as cooperativas.
Para as embalagens de plásticos, é realizada uma triagem em que cada produto é separado pelo tipo de resina, recebendo uma numeração específica para identificação. A reciclagem mecânica é a mais comum de ser aplicada em materiais de pós-consumo, na qual o resíduo passa por quatro etapas: fragmentação, lavagem e separação, secagem e extrusão.
As cooperativas, após realizarem a reciclagem mecânica, enviam estes materiais para uma empresa terceirizada para realização da transformação do material reciclado para incorporar no processo de fabricação das novas embalagens. Para as embalagens de papel é realizada uma triagem para a extração de materiais impróprios, e são classificados de acordo com a qualidade do papel. Após classificados, passam por um processo de trituração, para fragmentar em dimensões pré-determinadas. E, por fim, são enfardados e enviados para as empresas responsáveis pela sua transformação.
No processo de reciclagem das embalagens de vidro, o material é coletado e passa por uma triagem separando por cor-verde, âmbar (marrom) e transparente. Após a triagem é realizado um processo de limpeza com água e eletroímãs para retirar outras substâncias e, em seguida, passa por uma esteira para retirada de impurezas como pedras, plástico e terra. Uma vez limpas as embalagens, estas são trituradas transformando-as em cacos homogêneos. É realizada uma nova triagem para verificar se não há nenhum outro objeto a não ser vidro.
Terminada esta etapa, as embalagens limpas e trituradas seguem para as empresas de transformação. Após toda a etapa da reciclagem dos materiais, as empresas de transformação agregam estes materiais reciclados na produção de novas embalagens dos produtos, sendo estas destinadas novamente para a fábrica da
Natura para envase do produto e, posteriormente, distribuição aos consumidores, dando início novamente na cadeia da logística reversa.
Fonte: https://www.aedb.br/seget/arquivos/ar.... Acesso em: 17 jan. 2024.
Assim, a Natura mostrou que para atingir seu objetivo estratégico em ser uma empresa com visão de sustentabilidade, foi preciso modelar canais de logística reversa, fazendo com que as embalagens pudessem ser reaproveitadas, reduzindo o impacto no meio ambiente e na geração de resíduos.
A partir da estratégia de logística reversa utilizada pela Natura, responda às seguintes questões:
- a) Defina o que significa a estratégia de logística reversa utilizada pela Natura.
- b) Como funcionam os canais de logística reversa modelados pela Natura para conseguir reciclar as embalagens de plásticos e retornar ao seu processo produtivo?
- c) Apesar de absorver custos com a implantação de canais reversos, quais ganhos a Natura pretende, ao utilizar a estratégia de logística reversa de suas embalagens?
Bons estudos!