ATIVIDADE 1 - PSICO - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2024
Sobre as Tecnologias Assistivas, Manzini (2005, p. 82) propõe que:[...] estão muito próximos do nosso dia-a-dia. Ora eles nos causam impacto devido à tecnologia que apresentam, ora passam quase despercebidos. Para exemplificar, podemos chamar de tecnologia assistiva uma bengala, utilizada por nossos avós para proporcionar conforto e segurança no momento de caminhar, bem como um aparelho de amplificação utilizado por uma pessoa com surdez moderada ou mesmo veículo adaptado para uma pessoa com deficiência.
Fonte: MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: SORRI-BRASIL (org.). Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, 2005. p. 82-86.
Em 2007, o Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), propõe o conceito para Tecnologia Assistiva, como sendo: [...] uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (REUNIÃO DO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS, 2007, on-line).
Fonte: REUNIÃO DO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS – CAT, 7., 2007, Brasília. Ata [...]. Brasília: CORDE; SEDH, 2007. 4 p. Tema: Tecnologia Assistiva voltada às pessoas com deficiência. Disponível em: https://www.galvaofilho.net/CAT_Reuniao_VII.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.
Levando em consideração tais pressupostos, você, estudante de psicopedagogia, analisará um caso fictício e proporá encaminhamentos e estratégias baseada no que está estudando na disciplina.
Então, vamos lá:
Gustavo é um menino de 9 anos que se encontra matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental (anos iniciais), no período da manhã, e frequenta a Sala de Recursos Multifuncionais no contraturno, na mesma escola. Ele apresenta indicativo de deficiência múltipla, é ativo e bastante alegre. Em relação ao seu processo de ensino e aprendizagem, não está alfabetizado e a maior dificuldade está no fato de não escrever nenhuma letra, e, por ter a coordenação motora fina comprometida, ele não consegue recortar papéis, apesar de pegar a tesoura da maneira correta. Em relação a sua comunicação, ele fala pouco e utiliza gestos, porém nem sempre é compreendido, causando um grande desconforto emocional. A professora do atendimento educacional especializado relatou que ele se recusa a utilizar pranchas de comunicação alternativa e, nas atividades que envolvem o estímulo da motricidade, demonstra pouco interesse e desvia a atenção para outros objetos na sala. Apresenta um pouco mais de interesse quando trabalha em grupo, com outros alunos.
A partir das concepções adquiridas durante a disciplina a respeito do trabalho do psicopedagogo, da inclusão e das tecnologias assistivas, elabore um texto (mínimo 15 e máximo 20 linhas), contemplando:
a. Um encaminhamento que você enquanto psicopedagogo institucional fará para a professora da sala de aula comum e da sala de recursos para auxiliar o aluno em seu processo de ensino e aprendizagem. Justifique a sua resposta levando em consideração que o encaminhamento precisa estar articulado a uma das dificuldades apresentadas pelo aluno.
b. Proponha uma estratégia de trabalho com o aluno utilizando uma Tecnologia Assistiva para auxiliá-lo na escola. Justifique a relação entre a estratégia proposta e a tecnologia assistiva a ser utilizada pelo aluno.