ATIVIDADE 1 - PSICO - PENSAMENTO CLÍNICO E POSTURA TERAPÊUTICA - 53_2024
"Extraordinário" é um filme baseado no livro de R.J. Palacio. Ele conta a história de August Pullman, um menino que nasceu com síndrome de Treacher Collins (TCS), também conhecida como síndrome de Treacher Collins-Franceschetti ou disostose mandíbulo-facial, uma deformidade facial rara. O filme retrata a vida de Auggie ao ingressar na escola pela primeira vez após ser ensinado pela mãe durante a infância, enfrentando os desafios de se adaptar ao ambiente escolar, fazer amigos e lidar com o preconceito e a discriminação devido à sua aparência. O filme "Extraordinário" discute temas como preconceito, bullying, inclusão, aceitação, amizade e a importância da gentileza, ao passo que mostra como Auggie e aqueles ao seu redor aprendem valiosas lições sobre respeito e autoaceitação ao longo do caminho
Vídeo: trecho do filme "Extraordinário": https://www.youtube.com/watch?v=v2rHcstawys
O trecho apresentado do filme Extraordinário evidencia uma situação em que diante de uma situação de bullying e preconceito atores pedagógicos realizam intervenções. Uma das intervenções é o acolhimento e disponibilidade de ajuda para Auggie. Já o outro é a responsabilização do aluno que cometeu bullying a partir do diálogo junto à família e o cumprimento de regras institucionais. As duas intervenções são importantes e fazem parte das possibilidades de atuação de diferentes atores educacionais, incluindo o psicopedagogo, mas são ações individuais. O bullying é um cenário que ainda é vivenciado cotidianamente nos espaços escolares e precisa ser trabalhado também de forma coletiva, para além das intervenções individuais.
Nesse sentido, para a composição dessa atividade, em um texto de 10 a 20 linhas, considerando as discussões sobre a postura ética e as possibilidades de atuação do profissional da psicopedagogia, reflita sobre a importância de uma intervenção ampla e coletiva diante do bullying e realize uma proposta de intervenção e postura terapêutica adequada e esperada de um trabalho a ser realizado pelo psicopedagogo na escola diante da situação apresentada no vídeo.