ATIVIDADE 2 – ADM – CIÊNCIAS SOCIAIS – 51/2024
1ª QUESTÃO
A cultura da empresa pode e deve ser transmitida ao público interno e externo por meio de atitudes, da comunicação e dos padrões estabelecidos nas vendas, parcerias e relacionamentos com funcionários, clientes e parceiros. Algo muito importante a ser destacável é a força das questões simbólicas na expressão da cultura organizacional destinada a seu público.
Fonte: BERNARDO, P.; SILVA, P. R. da.; FRANCO, R. F. L. Ciências Sociais. Maringá: Unicesumar, 2021.
Fonte: o autor.
Embasada na reportagem: 10 exemplos de cultura organizacional de grandes empresas. Disponível em:
https://www.gupy.io/blog/exemplos-cultura-organizacional.
Com base nas concepções simbólicas da cultura organizacional, analise as asserções a seguir:
I. É importante que as empresas expressem sua dimensão humanizada e informacional, além é claro de
resguardarem que suas simbologias sejam muito bem construídas, pois além de seus colaboradores os seus consumidores também estão atentos as dinâmicas e concepções das empresas.
PORQUE
II. Não é preciso reconhecer a importância das estruturas dos sistemas simbólicos das organizações, já que o processo de comunicação e simbologias se desenvolvem naturalmente com o crescimento da organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
2ª QUESTÃO
Se realizássemos uma pesquisa sociológica entre a maioria dos brasileiros e perguntássemos se estes
gostam de consumir, possivelmente a maioria de nós diria que sim! Mesmo caminhando com notícias
enfáticas sobre o aquecimento global, problemas ambientais, guerras vivenciadas e riscos econômicos, o
consumo nos liberta e nos aprisiona, faz parte da vida dos brasileiros. Até porque possuir é importante em um país como o Brasil, com imensas desigualdades sociais, pois o consumo traz simbolismo e é até capaz de nos colocar em certa “classe social”.
Portanto, por inúmeros motivos, nós, brasileiros, gostamos de consumir!
A partir de um sentido sociológico, sobre o tema consumo e representação, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Não podemos afirmar que os objetos ajudam a construir identidades sociais por meio das
simbologias.
( ) A cultura material abrange produtos concretos, técnicas, construções, normas e costumes que regulam
o seu emprego.
( ) Considerar o vestuário como cultura material é explorar os diversos aspectos que o produto pode nos
fornecer, como os gostos e as preferências, levando em conta a própria visibilidade do sujeito que o detém.
( ) A utilização das chamadas “grifes” não influencia em nada a dinâmica da vida de quem a consume,
pois não tem a capacidade de trazer respeito e poder por meio dos objetos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) F, V, V, F.
( ) V, F, F, V.
( ) F, V, F, V.
( ) V, F, V, F.
( ) V, V, V, V.
3ª QUESTÃO
Até a década de 30, as observações etnográficas eram realizadas por Antropólogos pelos continentes
asiático, africano e pelo américa anglo saxônica. Nesta época, as populações existentes em território
brasileiro eram praticamente desconhecidas e pouco pesquisadas, sendo que estas desenvolviam suas
relações produtivas e novas formas de cultura.
Fonte: disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/BV3Pg38DFPHV7Mdc8JGswxx/?
lang=pt#:~:text=O%20ensaio%20sobre%20os%20bororo,jornalismo%20do%20que%20da%20etnologia.
Acesso em: 27 jan. 2023.
Baseando-se na contextualização do texto do iniciado e nos estudos sobre a sociedade tribal no Brasil, a
seguir, analise as afirmações:
I. Na sociedade tribal, os meios de produção eram comunitários, produzindo-se de modo artesanal.
II. As relações de trabalho tribais até o começo do século XX (1901-1930) sofriam influências fortes do
capitalismo em sua produção e comércio.
III. Com o avanço industrial no Brasil, as sociedades tribais foram desaparecendo.
IV. Cada cultura desenvolve seu modo de produção e relações de subsistência que são adaptadas as suas
crenças e a maneira que entendem o trabalho, e isso deve ser respeitado.
É correto o que se afirma em:
( ) I e II, apenas.
( ) I, II e III, apenas.
( ) III e IV, apenas.
( ) I, III e IV, apenas.
( ) I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
A sociedade pós-moderna se configurou a partir de meados da segunda metade do século XX,
trazendo profundas mudanças. Ainda que essas mudanças não tenham assumido a feição de rupturas,
revoluções ou transformações radicais, era inegável que elas causavam um grande desassossego, uma
profunda inquietação nas pessoas e uma transmutação radical dos processos e relações sociais. Notou-se
uma tensão entre “natureza X cultura”, assim como entre “biológico X social”.
Fonte: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/rgwCbsWWX5TJNKjhvZRKRFn. Acesso em: 20 fev. 2024.
Sobre a questão “natureza X cultura”, analise as afirmativas a seguir:
I. A natureza envolve o que o homem não produziu, como os mares, as florestas, os animais, as plantas, a
água e o ar.
II. A natureza neste contesto antropológico simboliza o que foi modificado pelo homem, que não se
encontra inato.
III. Comer, beber, dormir, trabalhar, jogar e administrar são aspectos produzidos culturalmente.
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
5ª QUESTÃO
O pensamento de Karl Marx perpassa diversas análises sobre o processo de acumulação do Capital. De
maneira geral, em suas exposições, o autor conclui que essa acumulação se organiza com os capitalistas
detendo os meios de produção e pagando aos trabalhadores pela sua mão de obra, assim compra o direito
de utilizar a mão de obra do trabalhador para a sua produção de bens.
Sobre a estrutura da acumulação, analise as afirmativas a seguir:
I. O lucro e os benefícios gerados ao final da produção pertencem ao capitalista, isso será a geração da
mais-valia.
II. A busca pelo aumento da produção e, consequente, aumento da mais-valia, faz com que se estabeleça
uma relação de exploração do capitalista sobre o trabalhador.
III. Mesmo o trabalhador sendo explorado, nunca haverá conflitos entre classe dominante (burguês) e os
dominados (operários).
É correto o que se afirma em:
( ) I, apenas.
( ) I e II, apenas.
( ) I e III, apenas.
( ) II e III, apenas.
( ) I, II e III.
6ª QUESTÃO
↵ ↵
Para o sociólogo Émile Durkheim os indivíduos da sociedade moderna realizam contratos. Este destaca que os elementos que compõem e envolvem a relação contratual são derivados dos princípios que estruturam a sociedade, derivados de um estado da consciência coletiva da sociedade moderna. Neste sentido, para que as pessoas firmem contratos entre si, é necessário que a sociedade crie uma estrutura para tanto.
Fonte: BERNARDO, P.; SILVA, P. R. da; FRANCO, R. F. L. Ciências sociais. Maringá: UniCesumar, 2021.
Sobre a estrutura jurídica na visão do autor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os contratos jurídicos existem e possuem legitimidade devido ao contexto individual e não social.
PORQUE
II. As estruturas da sociedade são fenômenos essencialmente sociais, não sendo reflexos da tomada de
consciência individual que se promoveu alterações na sociedade moderna.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
Texto Auguste Comte:
. . .
somente a indústria será o caminho para a modernização da sociedade, transformando o relacionamento entre os homens, unindo-os num regime de liberdade para o único domínio então possível e desejável, o da natureza. A política deve tornar-se positiva, como as demais ciências, ao mesmo tempo que a guerra deve ser proscrita
. . .
A sociologia seria capaz de organizar e encaminhar as mudanças da sociedade pós- revolucionária (
Revolução Francesa).
Fonte: COMTE, A. Sociologia. Editora Ática, 1989, p. 09.
Para Comte era preciso que a sociedade caminhasse para o progresso, para isso precisaríamos de uma ‘
física social” que posteriormente ficaria conhecida como Sociologia. Sobre os estudos das ciências sociais
(Antropologia, Sociologia e Ciência Política) e o compreensão a respeito da sociedade, assinale a alternativa correta:
( ) Os positivistas não estavam preocupados com o desenvolvimento da ordem social e nem da conservação da vida social.
( ) A Família, a religião, a moral, os grupos sociais e as diversas instituições presentes na sociedade, tem pouca importância nos estudos das ciências sociais.
( ) Auguste Comte se baseou nas ciências naturais para começar a compreender as transformações do seu tempo.
( ) O mundo social não é dotado de leis compreensíveis ao entendimento dos sociólogos.
( ) Entender a Sociedade, suas leis e suas influências sobre nossas vidas, tem pouca serventia nos tempos atuais de conflitos políticos, culturais e morais.
8ª QUESTÃO
Reconhecer-se nos processos relacionados à vida em sociedade é importante para a formulação da noção do “eu” de cada indivíduo e encontra-se atrelada à maneira como somos, também, definidos nas coletividades em que transitamos e com que convivemos. As posições sociais que os indivíduos ocupam nas sociedades são definidas pelas Ciências Sociais como status e tal definição independe de prestígio ou condição hierárquica ocupada pelo membro, de modo que o termo “status” não se caracteriza por simbologia, mas por posição ou papel social desempenhado (BERNARDO; FRANCO; SILVA, 2017).
BERNARDO, P.; SILVA, P. R.; FRANCO, Rizia F. L. L. Ciências Sociais. Maringá: UniCesumar, 2018.
Segundo as autoras do material didático desta disciplina, como são definidos os status aos indivíduos?
( ) Como atribuídos e adquiridos.
( ) Como naturais e tradicionais.
( ) Como coletivos e individuais.
( ) Como sociais e culturais.
( ) Como diretos e indiretos.
9ª QUESTÃO
O sociólogo espanhol Manuel Castells esclarece em sua obra, Sociedade em redes, a dinâmica econômica e social da nova era da informação. Designa uma sociedade organizada a partir de um sistema comunicacional mediado por tecnologias. Essas tecnologias hoje em dia mediam praticamente todas as nossas comunicações e expressões culturais, assim como as representações.
Sobre identidade e grupos sociais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Muitas pessoas hoje buscam ser aceitas por padrões sociais compartilhados pela internet, assim
como também buscam serem reconhecidas e admiradas.
PORQUE
II. Na sociedade pós-moderna, na qual o palco da vida pode ser as redes sociais, há uma busca incessante
dos indivíduos pelo destaque, ou seja, buscam características pessoais que chamem a atenção daqueles a
quem se deseja despertar a admiração.
Assinale a alternativa correta:
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
É possível que o ser humano, quando em contato com outro semelhante, projete um comportamento ou uma definição de identidade para causar boa impressão. Isso ocorre principalmente quando este chega a presença de outras pessoas da qual deseja ser aceito. As pessoas querem ser valorizadas e tratadas de maneira correspondente as suas expectativas.
Baseado nos estudos das ciências sociais, em relação ao tema “Identidade social” e da utilização de
“máscaras sociais” na vivência cotidiana, analise as asserções a seguir:
I. É correto pensar que as aquisições que fazemos de objetos e que fazem parte da construção de nossa
identidade, servem apenas para reforçar papéis sociais que representamos de maneira imoral, pois estamos mentindo para o outro que nos vê.
PORQUE
II. Em nossa vida pessoal e social, nunca vivemos momentos em que incorporamos personagens para
transmitir códigos (sinais) que nos façam sermos reconhecidos como membros de um certo grupo social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
( ) As asserções I e II são proposições falsas.
( ) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
( ) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
( ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.