QUESTÃO 1
Lara é treinadora debadminton no projeto do município em que reside. Quando os alunos chegavam para os primeiros treinos, Lara percebeu que era necessário organizar um programa de treinamento de habilidades psicológicas. Com o passar do tempo, cada aluno se encontrava em uma fase distinta.
Felipe é um aluno de dez anos. Chegou no projeto há cerca de três anos. É possível observar no comportamento de Felipe, as técnicas e estratégias para aprendizagem de habilidades psicológicas diferentes, tais como: regulação de ansiedade, relaxamento e etc.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Considerando as fases do treinamento de habilidades psicológicas, em qual etapa Felipe se encontra?
Alternativas
Alternativa 1:
Fase de Educação.
Alternativa 2:
Fase de Aquisição.
Alternativa 3:
Fase de Prática.
Alternativa 4:
Fase de Desenvolvimento.
Alternativa 5:
Fase de Excelência.
QUESTÃO 2
A imagem abaixo retrata o treinador português Abel Ferreira, atual responsável pela equipe de futebol da Sociedade Esportiva Palmeiras:
Fonte: Conmebol (2021).
Através da liderança de Abel, a equipe alviverde conquistou duas Copa Libertadores em um mesmo ano: uma em janeiro referente ao ano de 2020 e uma em novembro referente ao ano de 2021. Além disso, também faturou o título de uma Copa do Brasil.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
É um fato considerar que o papel de líder do treinador se faz muito relevante para o desempenho da equipe. Considerando o modelo multidimensional de liderança no esporte, quais são as 3 classificações de comportamento do líder?
Alternativas
Alternativa 1:
Comportamento situacional, comportamento requerido e comportamento satisfacional.
Alternativa 2:
Comportamento lideracional, comportamento real e comportamento de desempenho.
Alternativa 3:
Comportamento social, comportamento preferido e comportamento positivo.
Alternativa 4:
Comportamento requerido, comportamento real e comportamento preferido.
Alternativa 5:
Comportamento situacional, comportamento social e comportamento positivo.
QUESTÃO 3
Ao analisar sua equipe juvenil de Ginástica Rítmica, você decidiu potencializar o estabelecimento da resistência mental das atletas, a fim de melhorar a concentração e também a forma de lidar frentes às adversidades, pressões ou fracassos.
Fonte: OLIVEIRA, L. P. de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Neste sentido, baseado no modelo de resistência mental, qual elemento é definido como “competência de averiguar as prováveis iminências e adversidades como ensejos para desenvolvimento”?
Alternativas
Alternativa 1:
Controle.
Alternativa 2:
Comprometimento.
Alternativa 3:
Challenge.
Alternativa 4:
Confiança.
Alternativa 5:
Consciência.
QUESTÃO 4
A ocorrência de lesões desportivas representa uma alteração altamente indesejável das rotinas de rendimento dos atletas, colocando também uma significativa pressão sobre os profissionais de saúde no sentido de recuperarem rapidamente os atletas. A este nível, os fatores psicológicos costumam ser enunciados como podendo alterar o curso de recuperação de uma lesão, transformando um bom prognóstico num “caso difícil de perceber” mas também uma lesão com recuperação lenta e duvidosa num caso de “sucesso inesperado”.
OLIVEIRA, L. P. de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Sobre os fatores psicológicos relacionados à lesões esportivas, avalie as asserções abaixo:
I. As respostas fisiológicas a atencionais exageradas são provindas dos fatores psicológicos e possibilitam mais níveis de lesões.
II. No momento que ocorre uma lesão em um atleta, é possível observar de início o estágio de raiva.
III. Os fatores psicológicos podem diretamente ser a causa de uma lesão física de um atleta.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.
Alternativa 2:
F, V, V.
Alternativa 3:
F, V, F.
Alternativa 4:
V, F, F.
Alternativa 5:
F, F, V.
QUESTÃO 5
Leve em consideração o seguinte caso fictício:
"Jorge é um atleta profissional que começou no esporte aos 5 anos de idade, nesta época praticava várias modalidades. Após alguns anos, Jorge passou a se dedicar exclusivamente à apenas 1 modalidade, sendo esta a que melhor tinha desempenho. Por se destacar entre os pares acabou se tornando atleta profissional com uma carreira brilhante".
Alguns autores descrevem teoricamente estes fatos que ocorreram com a vida de Jorge. Por mais difícil que seja prever quem se tornará atleta profissional, Wylleman e Lavallee (2004) apresentam um modelo de desenvolvimento da carreira esportiva baseado em 4 fases.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de ocorrência das fases propostas por Wylleman e Lavallee:
Alternativas
Alternativa 1:
I. Fase de Iniciação, II. Fase de Desenvolvimento, III. Fase de Excelência, IV. Fase de Aposentadoria.
Alternativa 2:
I. Fase de Iniciação, II. Fase de Desenvolvimento, III. Fase de Aposentadoria, IV. Fase de Excelência.
Alternativa 3:
I. Fase de Aposentadoria, II. Fase de Excelência, III. Fase de Desenvolvimento, IV. Fase de Iniciação.
Alternativa 4:
I. Fase de Iniciação, II. Fase de Excelência, III. Fase de Desenvolvimento, IV. Fase de Aposentadoria.
Alternativa 5:
I. Fase de Desenvolvimento, II. Fase de Iniciação, III. Fase de Aposentadoria, IV. Fase de Excelência.
QUESTÃO 6
A autoconfiança é um dos fatores psicológicos que mais frequentemente pode influenciar na execução esportiva, sendo considerado foco primário da investigação de diversos psicólogos no esporte.
Fonte: BERNARDT, Andréia Maria; SEHNEM, Scheila Beatriz. Ansiedade Pré-Competitiva e autoconfiança em modalidade de esporte coletivo. Pesquisa em Psicologia-anais eletrônicos, p. 37-44, 2017.
Sobre a autoconfiança, avalie as asserções abaixo:
I. Existe um nível máximo de autoconfiança, pois mesmo que a confiança continue aumentando, o desempenho pode vir a diminuir.
PORQUE
II. A autoconfiança apresenta características multidimensionais e seis aspectos são envolvidos no modelo e todos apresentam consequências.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Burnout é um tipo de estresse ocupacional que acomete profissionais envolvidos com qualquer tipo de cuidado em uma relação de atenção direta, contínua e altamente emocional.
Fonte: CARLOTTO, Mary Sandra. A síndrome de burnout e o trabalho docente. Psicologia em estudo, v. 7, n. 1, p. 21-29, 2002.
Considerando os sintomas e sinais de Burnout e Excesso de Treinamento, avalie o que se mostra a seguir:
I. O excesso de treinamento apresenta como exemplos de sinais e sintomas: alterações de humor, perturbação do sono e perda de apetite.
II. A perturbação do sono e as alterações de humor são comuns em Burnout e no Excesso de treinamento.
III. Apatia, baixa concentração e autoestima diminuída estão associadas ao Burnout.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
QUESTÃO 8
Do ponto de vista histórico a Psicologia do Esporte e do Exercício contribuiu também para a diminuição das desigualdades sociais, raciais e também sexuais. Isso se confirma por alguns fatos históricos que ocorreram ao longo de décadas pelo mundo com o desenvolvimento de laboratórios e premiações de profissionais importantes para o desenvolvimento da área.
Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.
Considerando estas características, analise as alternativas e assinale a que representa um fato histórico importante na área que pode ser considerado uma colaboração para a diminuição de desigualdades:
Alternativas
Alternativa 1:
1920 - Na Alemanha Robert Schulte se torna diretor de um laboratório de Psicologia na German High School for Physical Education.
Alternativa 2:
1925 - Nos Estados Unidos Coleman Griffith se torna diretor do laboratório Research in Athletics Laboratory.
Alternativa 3:
1949 - Avaliação das características emocionais em atletas realizada por Arthur Slatter-Hammel.
Alternativa 4:
1970 - Dorothy Harris se torna a primeira mulher membro da International Society of Sport Psychology (ISSP).
Alternativa 5:
2000 - Criação do Journal Psychology of Sport and Exercise.
QUESTÃO 9
Observe a imagem abaixo:
Fonte: Google Imagens (2022).
A cooperação funciona como um processo em que há organização coletiva, então a flecha segue para o mesmo sentido. A competição é um processo que envolve recompensa e desempenho comparado entre sujeitos, deste modo, as flechas se apresentam nos sentidos opostos.
Sobre cooperação e competição, avalie as asserções abaixo:
I. É ideal que as crianças sejam inseridas em espaços competitivos desde pequenas, mesmo que os objetivos não sejam pedagógicos.
PORQUE
II. A cooperação possibilita melhor desempenho coletivo, pois ninguém está sozinho no esporte, mas não ajuda na divisão de tarefas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Um dos instrumentos psicológicos que tem sido efetivo e sensível em detectar sinais que antecedem a manifestação da síndrome do excesso de treinamento é o POMS, “Perfil dos estados de Humor”. Uma das versões abreviadas do POMS foi validada para o uso em adolescentes (POMS-A), e posteriormente passou por um rigoroso processo de validação para avaliação em adultos, passando a se denominar BRUMS, Escala de Humor de Brunel.
Fonte: ROHLFS, Izabel Cristina Provenza de Miranda et al. A Escala de Humor de Brunel (Brums): instrumento para detecção precoce da síndrome do excesso de treinamento. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 14, p. 176-181, 2008.
Relembrando os fatores avaliados no questionário, a alternativa que apresenta dois exemplos corretos é:
Alternativas
Alternativa 1:
Esquecimento e Tensão.
Alternativa 2:
Ansiedade e Fadiga.
Alternativa 3:
Raiva e Tristeza.
Alternativa 4:
Confusão Mental e Esgotamento.
Alternativa 5:
Vigor e Depressão.