- b) O Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo são três abordagens educacionais fundamentais no ensino de surdos, cada uma com suas características distintas, objetivos específicos e impactos variados na educação desses indivíduos. Elabore um texto dissertativo (entre 15 e 20 linhas) discutindo as diferenças entre essas abordagens e suas implicações para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e social dos surdos.
- c) No vídeo “A dor do silêncio” percebemos que com a sinalização em Libras é possível comunicar ideias, conceitos, sentimentos e poesias. Ele retrata as barreiras que as pessoas surdas enfrentaram, até que finalmente, a língua de sinais ocupou o seu lugar e foi reconhecida pela sociedade. Considerando as informações do vídeo e os seus estudos sobre a vida e a história da educação dos surdos, escreva sobre as barreiras que são apresentadas no vídeo (sua resposta deve ter entre 10 e 15 linhas).
d) No vídeo “Filha de pais surdos dá lição de amor” a filha do casal é considerada bilíngue, pois reconhece nos pais a língua de sinais. Catarina ouve, mas os seus pais são surdos. Os pais desejam que os estudos da filha sejam em uma escola bilíngue. Nesse contexto, escreva sobre a importância da educação bilíngue para os surdos (sua resposta deve ter entre 10 e 15 linhas).
Orientações:
- Apresente as referências utilizadas, siga as normas da ABNT.
- Assista ao vídeo de orientação sobre esta atividade na Sala de Café.
- Em caso de dúvidas, entre em contato com os professores mediadores.