PORTFÓLIO - GQ - IMERSÃO PROFISSIONAL: FERRAMENTAS DA QUALIDADE - 54_2024
Olá, estudante!
Iniciamos, agora, a atividade MAPA da disciplina de Imersão Profissional: Ferramentas da Qualidade. Desejamos sucesso na sua atividade!
ATIVIDADE – M.A.P.A
Bem-vindo à nossa atividade de estudos da disciplina de Imersão Profissional: Ferramentas da Qualidade. Ao longo das aulas, você está sendo capacitado para explorar as ferramentas da qualidade que poderão ser aplicadas em diversos contextos na sua vida profissional, sendo elas essenciais para entender e analisar problemas, permitindo a realização de melhorias nos diversos setores do mercado. Assim, a atividade proposta está intitulada como:
Estudo de Caso: Melhoria do Processo de Produção em uma Fábrica de Componentes Eletrônicos
Contextualização do Caso
A empresa "ElectroComponents" fabrica componentes eletrônicos para diversas indústrias. Recentemente, a empresa tem enfrentado problemas com a qualidade Display de LCD para Dispositivos Eletrônicos. Esse tipo de produto é amplamente utilizado em diversas indústrias, como automotiva, eletrônica de consumo e dispositivos médicos, sendo um componente crítico em muitos dispositivos eletrônicos, fornecendo a interface visual para os usuários. É composto de várias camadas de materiais, incluindo cristais líquidos, polarizadores, backlight e circuitos de controle.
Assim, devido a grandes defeitos, resulta em um aumento nas reclamações de clientes e na quantidade de retrabalho. Para isso, a empresa levantou o número de ocorrências geradoras das reclamações no primeiro semestre de 2024, coletados pelo funcionário João no turno 1, no setor de qualidade. Os dados levantados são apresentados:
Razões |
Número de ocorrências |
Curto-circuito |
21 |
Falha do relé |
32 |
Não funcionamento do display |
180 |
Ligação de máquina incompleta |
12 |
Deformação |
1 |
Marcas na superfície |
8 |
Manchas na pintura |
41 |
Problema na colagem de adesivos |
6 |
Mal funcionamento do encaixe |
60 |
Problemas na soldagem |
124 |
Fonte: o autor.
Agora, como gestor da qualidade desta empresa, você deverá detectar o problema por meio dos dados disponibilizados, priorizar os principais defeitos e traçar um plano de ação para solução. Para isso, você é desafiado a:
- A) Criar uma folha de verificação, ordenando os valores apresentados, que servirá posteriormente para coleta de dados.
- B) Elaborar um Diagrama de Pareto para priorizar as causas a serem priorizadas.
- C) Indicar sobre qual razão a empresa deverá trabalhar suas ações.
- D) Com base nessas ações, elabore um Diagrama de Ishikawa para as duas causas principais.
- E) Elaborar um plano de ação por meio do 5W1H para resolução dos problemas encontrados.