ATIVIDADE 1 - SPRIV - GERENCIAMENTO DE RISCOS E CRISES - 54_2024
O gerenciamento de crises em segurança pública é essencial para alcançarmos uma solução aceitável quando vidas humanas estão em risco diante de um comportamento irregular e violador de direitos. Diante da importância da doutrina de gerenciamento de riscos, como é possível melhorar as estratégias de atuação em crises para evitar tragédias?
Infelizmente, nos últimos anos, muitos foram os exemplos negativos de vidas ceifadas pela ausência de uma doutrina clara e de conhecimento técnico específico. Nessa perspectiva, é possível a otimização de bons resultados diante de uma crise por meio do avanço e do aperfeiçoamento da doutrina existente. Para tanto, é essencial que os operadores de segurança tenham uma formação inicial e continuada adequada, assim como é essencial a observação e a realização dos protocolos e diretrizes existentes, permitindo que todos que atuam nesse cenário saibam suas atribuições.
Sobre a doutrina de gerenciamento de riscos e crises, é essencial que o gestor de segurança detenha conhecimentos teóricos e práticos que permitirão a adequação das ações conforme as necessidades e demandas de um caso concreto. Assim, diante da essencialidade de conhecimento sobre gerenciamento de riscos e crises e a atuação dos profissionais da área da segurança, responda às seguintes indagações:
- A) Qual o conceito de CEC (Causador do Evento Crítico)?
- B) Quais os tipos de CEC (Causador do Evento Crítico)? Discorra sobre os conceitos deles.
- C) Qual a diferença entre refém e vítima? Conceitualize ambos os termos.
- D) Qual é a importância de o negociador compreender a diferença entre vítima e refém?
ORIENTAÇÕES:
- Assista ao vídeo explicativo da atividade disponível no fórum no ambiente da disciplina.
- Faça a leitura do livro didático, assista às aulas conceituais, ao vivo e realize pesquisas complementares sobre o assunto.
- Ao realizar pesquisas, não faça cópia fiel e insira as devidas referências.
- Insira toda sua resposta no campo indicado logo a seguir.