ATIVIDADE 1 - GH - ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - 54_2024
ATIVIDADE 1
Olá, estudante!
A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em uma análise sobre a importância da Tecnologia de Informação para a Gestão da Qualidade. Iniciaremos a atividade com a leitura do fragmento do artigo, a seguir:
TEXTO I
ACREDITAÇÃO HOSPITALAR: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E DA INFORMAÇÃO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE
Por: Fábio Campos Aguiara e Vera Lúcia Peixoto Santos Mendes
Acreditação hospitalar é o procedimento de avaliação dos recursos organizacionais, voluntário, periódico, reservado e sigiloso que objetiva assegurar a qualidade da assistência mediante seguimento de padrões previamente estabelecidos. Estes padrões podem ser mínimos (definindo o piso ou a base) ou mais sofisticados e exigentes, definindo diferentes níveis de satisfação e qualificação, e objetivam manter a organização hospitalar à frente dos últimos progressos técnicos. Dessa forma, empreende-se um trabalho de análise dos processos para verificar se a organização consegue ou não atingir níveis de qualidade aceitos como desejáveis na prestação de todos os serviços. Quando uma organização prestadora de serviços de saúde inicia o processo de Acreditação, indica a sua responsabilidade e o seu compromisso com a segurança e a ética envolvidas nos procedimentos que realiza e com a garantia da qualidade no atendimento aos pacientes/usuários e seus familiares, equipe de saúde, fornecedores e demais parceiros, observando-se, desde já, a importância da Comunicação na intermediação desses processos. É a partir da Comunicação que os demais processos organizacionais desenvolvem--se, pois ela se relaciona diretamente com a organização do trabalho, permitindo a realização de seus objetivos. Essa ideia encontra, ainda, suporte em estudo sobre gestão de processos e certificação no setor de saúde, para o qual a Comunicação é fator de viabilização dos processos, demandando, assim, a coleta e a divulgação constantes de informações decorrentes de fluxos previamente definidos, banco de dados alimentados e canais abertos de Comunicação com o público, sendo estas atividades consideradas pelo autor como indispensáveis ao sucesso nos processos de Acreditação.
COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO CONTEXTO HOSPITALAR
Em uma organização hospitalar são muitos os canais por meio dos quais pode ocorrer a troca de informações e, cada um deles, necessita ser atentamente analisado, de modo a assegurar a manutenção da qualidade da informação, sob pena da criação de barreiras ou restrições à organização e, até mesmo, a ocorrência de erros na administração de medicações, nos sítios cirúrgicos, ou falhas de diagnóstico que, além de comprometer a segurança do paciente, põem em risco a sua vida e podem resultar em processos judiciais.O simples contato com a recepcionista ou telefonista já é um processo que pode facilitar ou dificultar o relacionamento do público com os profissionais da organização. A falta de Comunicação entre as várias unidades de um hospital é um fator negativo atualmente observável nessas organizações. Isso se contrapõe ao desafio de operacionalizar um modelo de gestão aberto e flexível, que incorpore a dimensão comunicativa e uma distribuição mais homogênea do poder. Portanto, seria possível pensar em Acreditação em uma organização incapaz de promover uma Comunicação eficiente entre os diferentes membros das equipes profissionais e as diversas unidades de produção? Como um hospital, cujo ambiente informacional é confuso e fragmentado, pode prestar real esclarecimento ao usuário e aos seus familiares sobre a assistência prestada?
Fonte: https://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/rbsp/article/view/2676/1826. Acesso em: 10 ago. 2024.
ATIVIDADE:
- Com base nas informações inseridas no livro da disciplina sobre a importância da Tecnologia de Informação para a Gestão da Qualidade, bem como nos dados publicados no artigo científico sobre Comunicação e Informação em serviços de saúde, pontue 3 (três) contribuições da Tecnologia de Informação para a Comunicação efetiva nos serviços de saúde.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:
- Ler a atividade com atenção.
- Assistir ao vídeo explicativo gravado pela Professora Andressa (disponível na sala do café e fórum interativo da disciplina).
- Sua resposta deverá conter de 05 a 15 linhas
- Discorra no texto com suas próprias palavras — não serão permitidas cópias da internet ou de livros.
- Não esquecer de apresentar referência, caso utilize fontes de pesquisa.
- Responder à Atividade de Estudo 1 dentro do próprio ambiente/na caixa de texto — no local indicado para resposta. Não é necessário anexar arquivo/formulário, não precisa colocar nome e RA, pois o sistema já relaciona sua resposta ao usuário.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada e enviada ao sistema, e você não poderá respondê-la novamente.
Bons Estudos!