ATIVIDADE 1 - JURIS - COMPLIANCE - 54_2024
Leias os textos a seguir e, em seguida, responda:
"Estar em compliance é estar em conformidade com as regras internas da empresa, de acordo com procedimentos éticos e as normas jurídicas vigentes. No entanto, o sentido da expressão compliance não pode ser resumido apenas ao seu significado literal. Em outras palavras, o compliance está além do mero cumprimento de regras formais. Seu alcance é muito mais amplo e deve ser compreendido de maneira sistêmica, como um instrumento de mitigação de riscos, preservação dos valores éticos e de sustentabilidade corporativa, preservando a continuidade do negócio e o interesse dos stakeholders" (CARVALHO et al., 2021, p. 50-51).
"Estamos testemunhando um período fértil de reflexões globais sobre transparência e integridade das condutas de agentes públicos e privados, em razão dos incontáveis escândalos de corrupção no mundo e seus nefastos efeitos econômicos e sociais. Ao mesmo tempo que observamos a necessidade de reduzirmos os incentivos dos sistemas políticos e econômicos à corrupção, o termo compliance se torna cada vez mais presente nos jornais e na realidade das empresas brasileiras" (CARVALHO et al., 2021, p. 49).
Fonte: CARVALHO, A. C. et al. Manual de Compliance. Rio de Janeiro: Forense, 2021.
- Como o conceito de compliance, descrito por Carvalho et al. (2021), diferencia-se do mero cumprimento de regras formais? E qual é a sua importância para a sustentabilidade corporativa e a mitigação de riscos? (5-10 linhas).
- De acordo com Carvalho et al. (2021), quais são os fatores globais que têm contribuído para a crescente importância do compliance nas empresas brasileiras e como esses fatores influenciam as práticas corporativas? (5-10 linhas).