0.
Como profissional, você tem um papel fundamental na prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa. Nesta atividade, proponho que você desenvolva uma ação de conscientização sobre esse tema, direcionada tanto as pessoas idosas quanto à comunidade em geral. Seja criativo e utilize diferentes estratégias para alcançar seu público-alvo.
Etapa 1: Sensibilização e Educação
Na primeira etapa, promova uma roda de conversa com familiares e outras pessoas idosas da comunidade. Caso tenha acesso a locais que tenham grupos de terceira idade, essa ação pode ser realizada também. Aborde os diferentes tipos de violência que os idosos podem enfrentar, como a violência física, psicológica, patrimonial, sexual, negligência e discriminação. Incentive a troca de experiências e histórias entre os participantes, criando um ambiente de aprendizado mútuo. Peça para alguém tirar uma foto desse momento (sem expor as pessoas) e anexe essa foto em sua atividade.
Etapa 2: Identificação e Prevenção
Após a conscientização, partimos para a identificação e prevenção, orientando os participantes sobre os sinais de alerta para cada tipo de violência. Explique como denunciar casos de violência e informe sobre os canais de comunicação disponíveis para assistência. Incentive a criação de uma rede de apoio entre as pessoas idosas e seus familiares, para que possam se apoiar mutuamente e buscar ajuda quando necessário.
Etapa 3: Registro e Reflexão
Você irá registrar textualmente sua experiência, refletindo sobre o impacto da ação realizada e os compartilhamentos, percepções e aprendizados. De que forma? Um texto dissertativo, inserindo algumas infomações: data que realizou a ação?; local onde realizou a ação?; quantas pessoas estavam presentes?; redigir entre aspas (") duas falas relatadas pelos participantes com até 05 linhas.
Lembre-se, o objetivo desta atividade é promover uma discussão significativa sobre a violência contra as pessoas idosas e inspirar ações para combater esse tipo de abuso. Desejo a você uma atividade produtiva e enriquecedora!