CONSIDERAÇÕES FINAIS
Implementar um processo de humanização no campo interdisciplinar da saúde, fundamentado na ética, implica o resgate da dimensão humana das/nas relações de trabalho e a sua permanente problematização. A ética pode contribuir significativamente para a humanização do ambiente hospitalar, para práticas que respeitem a condição de sujeito dos seres humanos, sejam cuidadores, sejam seres sob cuidado profissional, sua dignidade, valores, direitos, deveres.
A humanização hospitalar como expressão da ética requer, em suma, a prévia formulação de políticas organizacionais e sociais justas que considerem os seres humanos e seus direitos. Isso significa valorizar a humanidade no trabalhador, favorecendo o desenvolvimento de sua sensibilidade e competência, com mudanças nas práticas profissionais, de modo a reconhecer a singularidade dos pacientes, encontrando, junto a eles, estratégias que facilitem a compreensão e o enfrentamento do momento vivido.
Fonte: https://www.scielo.br/j/rlae/a/dyHDHRtQTZyGpg8RJRdrpPK/?lang=pt. Acesso em: 3 mar. 2024.
Percebe-se que o artigo busca refletir sobre as considerações éticas que necessitam fundamentar as ações de humanização no âmbito hospitalar. Com isso, a ética requer a implementação de um processo reflexivo sobre os princípios, valores e direitos. Entretanto, é necessário distinguir o conceito de ética do conceito de moral, que muitas vezes são confundidos.
ATIVIDADE:
1. De acordo com o que você aprendeu em nossa disciplina e com base no artigo proposto, descreva quais as principais diferenças e semelhanças entre o conceito de ética e moral e aplique esta diferença no âmbito hospitalar. Sua resposta deverá conter entre 5 e 15 linhas.