Para isso, a instituição solicitou que você entregue um projeto de uma oficina educacional, que contenha os seguintes pontos: a) Ano ou série que a oficina será aplicada. b) Unidade Temática, Objetos de Conhecimento e Habilidades que serão desenvolvidas (informações que serão retiradas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC). c) Filme sobre a Grécia Antiga que será exibido (nome e ano de estreia). d) Encaminhamento (passo a passo de como a oficina ocorrerá). e) Qual o tema principal a ser observado no filme para discussão com os alunos. f) Espaço que a oficina será realizada. g) Quanto tempo será necessário para a aplicação da oficina. h) Avaliação aplicada aos alunos. i) Referências que foram consultadas ou que serão necessárias para a elaboração e execução da oficina. Ver conteúdo
Caro(a) estudante, pensando nessa temática e os usos dos filmes no contexto educacional, assuma o papel de um professor de história e resolva o seguinte desafio: Uma instituição, que oferta o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, lhe contratou como professor de história. Nas primeiras semanas de orientação sobre suas funções, foi-lhe apresentado que todas as turmas que tiveram os conteúdos de Grécia Antiga demonstraram desinteresse pelo conteúdo, e que você ficaria à frente de um projeto de ensino que estimulasse os alunos, de uma das turmas, a se interessarem pelo conteúdo. Ver conteúdo
Isto é, os filmes são documentos históricos ricos, que podem render informações como: a sociedade contemporânea em que foi produzida e a mentalidade dessa sociedade sobre determinado período histórico. Atualmente, no que diz respeito aos filmes de temática grega antiga, somamos uma lista considerável de filmes, tais quais, 300 (2006), Percy Jackson (2010), Hércules (2014), Tróia (2004), Fúria de Titãs (2010), entre inúmeros outros títulos. Entre eles, podemos notar que o interesse atual pela Grécia Antiga se liga à fantasia, aos deuses e heróis, isto é, temas que possam interessar também aos adolescentes e jovens que compõem grande parte dos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Ver conteúdo
“O filme estaria nos contando uma outra história. Isto é o que ele denomina de ‘contrahistória’, que nos possibilita realizar uma contra análise da sociedade. Dessa forma, nas produções cinematográficas estariam revelados, por trás das imagens, aspectos da realidade que expressam a ideologia de uma sociedade. Devemos nos lembrar dos diversos elementos que compõem um filme, e que por isso podem nos dizer mais sobre a mentalidade de uma nação do que outro meio artístico, como o fato deles não serem produzidos apenas por um indivíduo, mas que a produção cinematográfica possui um caráter coletivo durante seu processo de criação; e que os filmes são direcionados e interessam às multidões anônimas.” Ver conteúdo
MAPA - LHIST- HISTÓRIA ANTIGA - 52_2024 Quando pensamos em filmes de temáticas das Antiguidades, é comum nos recordarmos daqueles que utilizam a Grécia Antiga de pano de fundo, sobretudo no que se refere à mitologia ou os feitos bélicos. Todavia, devemos nos lembrar que: Ver conteúdo
Perspectiva crítica e reflexão pessoal: finalmente, ofereça uma perspectiva crítica sobre a globalização, dissertando sobre suas próprias experiências e pontos de vista. Pondere sobre questões éticas, como desigualdade global, perda de identidade cultural e impactos ambientais, e discuta possíveis maneiras de mitigar os efeitos negativos da globalização (disserte no mínimo 20 e no máximo 30 linhas sobre este assunto). Ver conteúdo
Comparação geográfica: compare os efeitos da globalização em diferentes regiões do mundo. Considere as disparidades econômicas, culturais e sociais entre países desenvolvidos e em desenvolvimento, bem como as estratégias adotadas por cada um para lidar com os desafios e oportunidades da globalização. Utilize mapas e imagens que ilustrem essa comparação e apresente uma pequena legenda explicando as imagens escolhidas e o motivo pelo qual elas se enquadram no que foi solicitado. Ver conteúdo
Contextualização histórica: considere o desenvolvimento histórico da globalização, identificando marcos importantes e eventos-chave que moldaram sua evolução. Com base nessas informações, elabore uma linha do tempo contendo estes marcos e disserte sobre como esses eventos históricos continuam a influenciar a globalização contemporânea (disserte no mínimo 15 e no máximo 20 linhas sobre este assunto). Ver conteúdo
Com base nessas informações, elabore o seu MAPA conforme o que é solicitado a seguir: Análise multidimensional: escolha pelo menos duas áreas específicas (por exemplo, economia, cultura, política, meio ambiente) e analise como a globalização influenciou cada uma delas. Explore os efeitos positivos e negativos, bem como as interconexões entre essas áreas (disserte no mínimo 20 e no máximo 30 linhas sobre este assunto). Ver conteúdo
MAPA - HIST - GEOGRAFIA APLICADA A HISTÓRIA - 52_2024 Considere a notícia a seguir: Fonte: https://www.estadao.com.br/emais/comportamento/loja-alema-tira-produtos-importados-do-estoque-para-alertar-sobre-xenofobia. Acesso em: 8 mar. 2024. A globalização é um fenômeno complexo que permeia diversos aspectos da vida contemporânea, desde a economia até a cultura. Nesta atividade, você será desafiado a analisar criticamente os múltiplos impactos da globalização em diferentes contextos geográficos e históricos. Para compreender melhor os diversos aspectos da globalização, pesquise e estude sobre o tema por meio de diferentes materiais (artigos acadêmicos, relatórios de organizações internacionais, estudos de caso etc.). Ver conteúdo
Pensando nessa situação hipotética, você, atuante como diretor da agência, precisa utilizar a situação apresentada em uma reunião junto com a equipe de criação de modo a destacar quais foram os erros cometidos. Lembre-se na necessidade de justificar a sua resposta, afinal a equipe precisa compreender. Além disso, aborde se a suspensão da campanha foi uma atitude correta. Lembrando que a ATIVIDADE MAPA deve ser desenvolvida no Formulário Padrão. Esse formulário pode ser baixado na plataforma STUDEO, na aba Material da Disciplina. Bons Estudos! Ver conteúdo
Compreendendo tais aspectos, pense na seguinte situação: Você é diretor geral de uma agência de publidade, e um importante cliente, uma empresa de filmes de straming, VIVOFLIX, solicitou uma campanha para divulgação dos seus filmes para o dia da mulher nas redes sociais, afim de promover uma sessão de propagonistas femininas. Tal campanha foi criada pelo gerente de criação com publicações que continham mulheres seminuas com o título: " O poder de chamar atenção sempre foi delas, e agora elas vão também te persuadirna VIVOFIX com a sessão especial para o Dia Internacional da Mulher." O post foi publicado nas redes sociais Instagram e Facebook, e a empresa VIVOFLIX acabou sendo autuada e penalizada pelos orgãos de fiscalização que solicitaram a imediata suspensaão da campanha, pois o post viralizou e foi compartilhado até mesmo por menores de 18 anos. Ver conteúdo
MAPA - GPV - PROMOÇÕES E PRECIFICAÇÃO PARA LOJAS E PONTOS DE VENDA - 52_2024 Conhecer as regras e as leis para a publicidade já é um desafio em si. Conforme Santos (2008, p. 12), o sistema de regulamentação e fiscalização da atividade publicitária no Brasil é exercido por duas diferentes entidades. A primeira delas é o Estado soberano que, atua na publicidade com seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O segundo sistema, considerado alternativo, é o exercido pelo próprio setor publicitário por meio do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – a exemplos de normas temos a Lei Federal n° 4.680/1965, que rege o exercício da profissão de publicidade e propaganda no Brasil, e também os Códigos de Ética, os Códigos de Autorregulamentação e o Código de Defesa do Consumidor. De um modo geral, por mais que os cidadãos geralmente não tenham profundo conhecimento das leis e códigos.são capazes de identificar quando uma situação está incorreta. Tal atitude decorre além do acesso a informação, mais também por conta do bom senso social que, é um guia importante daquilo que pode ou não ser veículado em publicidade on-line, embora o conhecimento das leis e códigos seja essencial. Ver conteúdo
c) Seguindo a ideia de movimentação de recursos financeiros, a indústria do esporte se caracteriza como um alto poder aquisitivo e é dependente de fatores como vitória de partidas específicas (ex: clássicos do futebol Brasil vs. Argentina), uma figura esportiva (ex: Michael Jordan), marca esportiva (ex: produtos de alta qualidade de uma marca específica de produtos), para que, quando oferecidos ou divulgados, promovam assim a venda e o sucesso no mercado. Diante destes fatores explique o conceito de indústria do esporte, os três tipos de segmentos e finalize com exemplos de organizações que estão presentes em diversos seguimentos da sociedade em nosso país. Ver conteúdo
b) Analisando os conceitos de esporte, suas principais características e as classificações, descreva um exemplo para cada tipo de esporte, indicando a sua finalidade (como programas de esportes institucionais, programas educativos, clubes esportivos ou franquias) e apontando as características que os fazem pertencer a essa categoria. Ver conteúdo
AGORA É COM VOCÊ! Caro, aluno(a)! Mediante o contexto apresentado na atividade MAPA, utilize os espaços em branco de cada quadro para digitar suas respostas. a) Os conceitos e definições de esporte estão ligados a cultura e característica de um país, o tipo de esporte é vivenciado e difundido através de experiências advindas de situações esportivas. Diante disso, descreva as duas definições de esporte mais utilizadas e as manifestações que o esporte é inserido de acordo com a constituição promulgada em 1988. Ver conteúdo
MAPA - TEORIAS DA GESTÃO DO ESPORTE - 52_2024 O esporte é tratado como uma paixão nacional e internacional, descrito como um dos maiores canais de movimentações de recursos financeiros do mundo. Modalidades como futebol e tênis movimentam certa de US$ 1 trilhão ao ano, por comover e sustentar torcedores apaixonados, que além de assistir ligas, campeonatos mundiais consomem produtos esportivos que caracterizam o seu time, jogador ou franquia de coração. Ver conteúdo
Sobre os jogos de Arena de Batalha Multijogador On-line (MOBA - Multiplayer Online Battle Arena) Descreva em poucas palavras o que é um jogo MOBA. Ver conteúdo
Pesquise UM exemplo de jogo que é classificado como FPS e descreva suas principais características, considerando:a) Nome do jogo: b) Objetivo: c) Principal torneio: d) Cole uma imagem de um(a) personagem que faz parte do jogo e apresente o nome e qual sua função dentro do jogo. Ver conteúdo
Sobre os jogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS – First Person Shooter) Descreva em poucas palavras o que é um jogo de FPS. Ver conteúdo
Para esta Atividade MAPA, você deverá responder as questões apresentadas a seguir referentes às duas modalidades de eSports citadas (FPS e MOBA). Utilize o livro da disciplina como principal referência. IMPORTANTE: Você deve utilizar o MODELO MAPA (disponível no material da disciplina) para responder as questões. Ver conteúdo
MAPA - eSports - ESPORTES ELETRÔNICOS - 52_2024 Conforme vimos no livro da disciplina, a classificação dos jogos eletrônicos é importante para entender as diferenças entre os jogos e as dinâmicas de jogo específicas de cada um deles. Nesse contexto, dentre as principais modalidades esportivas eletrônicas, temos destaque para os Jogos de Tiro em Primeira Pessoa (FPS – First Person Shooter) e os Jogos de Arena de Batalha Multijogador On-line (MOBA - Multiplayer Online Battle Arena). Ver conteúdo
Durante a aula conceitual 3, o professor Kleber apresenta esse contexto, destacando as concepções apresentadas por Nietzsche, e nos traz uma grande reflexão sobre a ideia que permita a Lei do Eterno Retorno. Com base nesta aula e nos textos de material de apoio, a proposta do MAPA propõe, primeiramente, a visualização atenciosa da aula conceitual 3, reflexão sobre os temas abordados e posteriormente construir respostas para as seguintes questões: Ver conteúdo