MAPA – MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS – 52/2023
MAPA — MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
TEMA: ANÁLISE DE SEÇÕES E MATERIAIS NA CONCEPÇÃO DE UM PROJETO ESTRUTURAL
Olá, estudante! Tudo bem?
Seja bem-vindo à nossa atividade MAPA da disciplina Mecânica e Resistência de Materiais. A atividade tem como tema “ANÁLISE DE SEÇÕES E MATERIAIS NA CONCEPÇÃO DE UM PROJETO ESTRUTURAL” e está
dividida em três etapas, abordando os conteúdos que serão estudados ao longo de toda a disciplina de Estruturas de Concreto II.
As suas tarefas neste MAPA serão:
✓ Entender conceitos básicos das propriedades mecânicas dos materiais.
✓ Determinar o centroide e momento de inércia de duas seções tranversais.
✓ Analisar se a estrutura pré-dimensionada é capaz de suportar as tensões de flexão atuantes e calcular a tensão de cisalhamento máxima que a peça suporta.
Bom trabalho! Prof. Rodrigo Cruz.
INSTRUÇÕES DE ENTREGA
Este é um trabalho INDIVIDUAL.
As respostas devem ser entregues utilizando o Modelo de Resposta MAPA Mecânica e Resistência dos Materiais disponibilizado.
Sobre o seu preenchimento, é necessário o cumprimento das seguintes diretrizes:
- Não serão aceitas respostas que constam apenas o resultado numérico, sem que seja demonstrado o raciocínio que o levou a encontrar aquela resposta.
- Toda e qualquer fonte e referência que você utilizar para responder os questionários deve ser citada ao final da questão.
- Após inteiramente respondido, o Modelo de Resposta MAPA Mecânica e Resistência dos Materiais deve ser enviado para correção pelo seu Studeo em formato de arquivo DOC / DOCX ou PDF, e apenas esses formatos serão aceitos.
- O Modelo de Resposta MAPA Mecânica e Resistência dos Materiais pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo desde que siga a sua estrutura.
- O Modelo de Resposta MAPA Mecânica e Resistência dos Materiais deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, preencha tudo com cuidado, explique o que está fazendo, responda as perguntas e mostre sempre o passo a passo das resoluções e deduções.
Quanto mais completo seu trabalho, melhor!
Problemas frequentes a evitar:
- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.
- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.
- Verifique se você está enviando o arquivo correto! É o MAPA da disciplina certa? Ele está preenchido adequadamente?
Como enviar o arquivo:
- Acesse, no Studeo, o ambiente da disciplina e clique no botão MAPA. No final da página, há uma caixa tracejada de envio de arquivo. Basta clicar nela e, então, selecionar o arquivo de resposta da sua atividade.
- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.
Sobre plágio e outras regras:
- Trabalhos copiados da internet ou de outros alunos serão zerados.
- Trabalhos copiados dos anos anteriores também serão zerados, mesmo que você tenha sido o autor.
A equipe de mediação está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
Introdução
Você é engenheiro da Romano Engenharia, empresa que fornece serviços de elaboração de projetos complementares de edificações e estruturas industriais. Você foi contratado como o engenheiro encarregado de realizar cálculos e análises estruturais para os projetos desenvolvidos pela empresa. Sua especialidade é no cálculo de estrutura metálica e, por isso, você está constantemente pesquisando avanços nos materiais associados a esse tipo de estrutura, como concreto e aço.
Um cliente contratou o escritório para a elaboração dos projetos complementares de sua residência. Para o projeto estrutural, constatou-se que terá que se desenvolver uma estrutura mista de concreto armado e estrutura metálica, isso porque existem alguns detalhes arquitetônicos na fachada que exigem que o material utilizado seja metálico devido às condições de vinculação desses elementos estruturais.
A partir desse contexto, faça o que se pede em cada etapa deste MAPA.
ETAPA 1
Na escolha dos materiais utilizados nos projetos, há uma decisão crucial que afeta diretamente a qualidade do projeto e a execução dos serviços contratados. Para melhorar a viabilidade econômica dos projetos, a equipe do escritório decidiu experimentar novos fornecedores de aço com preços e prazos de entrega mais competitivos. No entanto, há uma especificação que lhe preocupa. Ao analisar a composição da liga metálica, você percebeu que a taxa de carbono é um pouco menor do que a encontrada comumente no mercado, o que teoricamente reduz a resistência à tração do aço. Para garantir que o serviço continue mantendo a qualidade desejada, você levou amostras desses materiais obtidos diretamente do fornecedor para o laboratório da Unicesumar, a fim de verificar suas propriedades.
Utilizou-se um corpo de prova de liga metálica, com diâmetro de 11,8 mm e 50 mm de comprimento útil. Tal peça foi submetida a um ensaio de tração, cujos dados de carga e alongamento obtidos durante o ensaio estão descritos na Tabela 1:
Carga (kN) |
Variação do comprimento (mm) |
0 |
0 |
8,6 |
0,018 |
18,8 |
0,0395 |
28,2 |
0,0585 |
38,2 |
0,079 |
49 |
0,098 |
55 |
0,111 |
57 |
0,117 |
61 |
0,133 |
57 |
0,172 |
66 |
0,2 |
72 |
0,3 |
78 |
0,4 |
82 |
0,6 |
84,5 |
0,8 |
85,3 |
1,35 |
84 |
2,8 |
83 |
4,5 |
79 |
6,5 |
75 |
8,5 |
65 |
10,5 |
Tabela 1 - Dados obtidos durante o ensaio de tração Fonte: O Autor
1.1 CONSTRUA o gráfico de tensão-deformação.
1.2 DETERMINE o valor de cada item a seguir e justifique a sua resposta:
- a) Limite de proporcionalidade.
- b) Tensão de escoamento.
- c) Tensão última.
- d) Tensão de ruptura.
1.3 CALCULE o módulo de elasticidade desse material a partir do diagrama de tensão-deformação. Pesquise, na ABNT NBR 8800/2008, qual é o módulo de elasticidade e COMPARE com o obtido. Referencie as fontes que utilizar para a sua pesquisa.
ETAPA 2
Nesse projeto, parte da estrutura será metálica e, portanto, a escolha dos perfis e materiais é uma decisão que interfere diretamente na qualidade do projeto e da execução dos serviços contratados. Foi realizado um projeto preliminar que estabeleceu duas prováveis sessões transversais para as vigas da estrutura, cujas dimensões em milímetros estão disponíveis na Figura 1 e 2:
Figura 1 - Seção transversal 1 Fonte: O Autor
Figura 2 - Seção transversal 2 Fonte: O autor
Considerando as seções transversais e os eixos anteriores (a) e (b), responda às seguintes questões:
2.1 DETERMINE o centroide de cada uma das seções transversais anteriores.
2.2 CALCULE o momento de inércia de cada uma das seções transversais anteriores (apenas em relação ao eixo X).
ETAPA 3
Ao analisar a concepção do projeto estrutural, você percebeu que existe um elemento crítico na estrutura que é uma viga em balanço na região da fachada que terá que ser de aço. Nesse momento, você precisa definir qual será a melhor seção transversal para essa viga dentre as duas estudadas na Etapa 2 deste MAPA. O objetivo desse estudo é maximizar a segurança da construção em relação à força cortante a que esse elemento está submetido.
A viga em estudo possui 3,5 m de comprimento e está engastada apenas em uma das extremidades, o que a caracteriza como uma viga em balanço. Os detalhes da condição de apoio e dos carregamentos transversais sobre essa viga estão detalhados na Figura 3. Na Figura 4 e 5, estão detalhados nos diagramas os esforços cortantes e de momento fletor, respectivamente, aos quais a viga está submetida internamente.
Figura 3 - Viga em balanço com esforços transversais Fonte: O autor
Figura 4 - Diagrama de momento cortante Fonte: O autor
Figura 5 - Diagrama de momento fletor Fonte: O autor
O aço que será utilizado na construção é A572 e possui uma tensão de escoamento de 500 Mpa e módulo de elasticidade de 210GPa. O Fator de Segurança (FS) utilizado no dimensionamento da estrutura é de 1,15. Considerando essas formações e as sessões transversais apresentadas nas Figura 1 e 2, responda o que se pede:
3.1 FAÇA UMA ANÁLISE para confirmar se as vigas com sessões pré-dimensionadas suportarão as tensões de flexão que são solicitados na viga em balanço, tanto na região comprimida quanto na região tracionada.
3.2 DETERMINE qual é a tensão de cisalhamento máxima em cada uma das seções transversais apresentadas.
MAPA - PESQUISA OPERACIONAL - 52/2023
QUESTÃO AVALIATIVA
Uma empresa do setor moveleiro fabrica cinco produtos chamados de P1, P2, P3, P4 e P5 em uma de suas linhas de produção, os quais são vendidos para fabricantes de móveis modulares e planejados. A demanda mensal de mercado destes produtos é de 25.300 unidades de P1, 12.800 unidades de P2, 19.100 unidades de P3, 16.800 unidades de P4 e 22.600 unidades de P5. A empresa utiliza quatro etapas de processo para fabricar os cinco produtos, havendo uma espécie de “competição” entre eles, pois, todos utilizam as cinco etapas. Na Tabela 1 são apresentadas as capacidades mensais de cada etapa de processo e os tempos consumidos em cada etapa por unidade de produto.
Tabela 1 – Tempos consumidos em cada etapa de processo em minutos/unidade, demanda mensal de cada produto em unidades e disponibilidade mensal de cada etapa em min.
|
Etapa 1 |
Etapa 2 |
Etapa 3 |
Etapa 4 |
Demanda mensal (unid) |
P1 |
0,8 |
0,6 |
1,1 |
0,3 |
25.300 |
P2 |
1,0 |
0,9 |
0,6 |
0,4 |
12.800 |
P3 |
1,2 |
1,2 |
0,8 |
0,9 |
19.100 |
P4 |
0,7 |
0,7 |
0,5 |
0,4 |
16.800 |
P5 |
0,5 |
0,4 |
0,6 |
0,2 |
22.600 |
Disponibilidade mensal (min) |
15.840 |
17.900 |
16.200 |
18.600 |
|
A disponibilidade mensal leva em consideração a quantidade de funcionários trabalhando em cada etapa e o tempo útil de trabalho de cada um, para a Etapa 1 considera-se que um funcionário seja equivalente a 7.920min, na Etapa 2 cada funcionário é equivalente a 8.950min, na Etapa 3 temos 5.400min por funcionário e na Etapa 4 cada funcionário representa 6.200min. A empresa possui definidos os custos de fabricação e os preços praticados nas vendas atualmente, estas informações são apresentadas na Tabela 2.
Tabela 2 – Custo de Fabricação Unitário (CFU) e preço de venda dos produtos em R$/unidade.
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P1 |
P2 |
P3 |
P4 |
P5 |
CFU |
R$ 0,95 |
R$ 0,60 |
R$ 1,10 |
R$ 0,75 |
R$ 0,80 |
Preço |
R$ 2,05 |
R$ 1,35 |
R$ 2,30 |
R$ 1,45 |
R$ 1,60 |
Por questões de mercadológicas de concorrência, a empresa deve produzir pelo menos 15% da demanda mensal de cada produto, e atualmente trabalha com a produção de 4.750 unidades de P1, 1.920 unidades de P2, 5.550 unidades de P3, 2.520 unidades de P4 e 3.390 unidades de P5, acreditando ser esta a melhor opção de produção.
No entanto, a diretoria da empresa entende que um estudo mais adequado deve ser realizado para verificar se este é realmente o melhor mix de produção ou se há outra condição mais favorável. Por este motivo, a empresa de consultoria em que você trabalha foi contratada, e você ficou encarregado de elaborar um relatório apontando o estado atual da empresa e condições de melhoria.
a) Analise o estado atual da empresa, verificando se a produção atende ao requisito de no mínimo 15% da demanda mensal, bem como calcule o lucro atual obtido com esta produção e o uso de recursos.
b) Elabore um modelo de programação linear para maximizar o lucro da empresa. Defina as variáveis de decisão e escreva a função objetivo e as restrições do problema. Escreva o modelo de duas maneiras, a primeira na forma tradicional da programação linear e a segunda na forma de resolução do método simplex tabular, contendo as variáveis de folga e artificiais.
c) Implemente o modelo de programação linear no Excel e utilizando a ferramenta Solver, resolva o modelo gerando os relatórios de sensibilidade e de resposta. Anote a resposta do modelo, explicando quais os novos valores sugeridos de produção, o lucro obtido (apresente o percentual de ganho em relação à condição atual, se houver) e o consumo de recursos.
d) Analise os relatórios de resposta e sensibilidade apresentando os valores das variáveis de folga e do preço sombra, explicando o significado de cada uma em relação ao problema resolvido.
e) Verifique a possibilidade de deslocar um funcionário da Etapa com maior sobra de tempo para a Etapa com menor sobra de tempo ou com uso total do tempo disponível, e execute o Solver novamente apresentando a nova resposta, comparando-a com a resposta da condição otimizada anteriormente.
f) A direção da empresa solicitou ainda uma análise para verificar qual o percentual máximo da demanda mensal pode ser produzido na configuração atual e na configuração otimizada com o remanejamento do funcionário. Deseja-se que haja uma produção percentual uniforme, ou seja, se deseja avaliar a possibilidade de todos os produtos atenderem a mais do que 15% da demanda de mercado.
Observação: Para a implementação do modelo no Excel, não há necessidade de definir as variáveis de decisão como números inteiros.
MAPA - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - 52/2023
Se você optou do Desafio Nacional deverá responder a atividade em formulário específico, disponibilizado na pasta Material da Disciplina. Se certifique que o formulário é o correto, com a Logo do Desafio, pois é através dele que vamos conseguir fazer a classificação.
“O planejamento estratégico, mais do que a busca de um plano formal, é um rico processo de discussão de oportunidades e de análise da realidade da empresa. O planejamento estratégico é uma grande oportunidade para construir, rever ou desenvolver a leitura da realidade de uma organização, onde leitura deverá ser crítica, coerente, completa, inteira, sistemática e compreensível, devendo ainda gerar confiança, segurança e clareza ao papel que a empresa quer assumir no mercado.”
Fonte: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/planejamento-estrategico- aplicado-aos-pequenos-
negocios,d2cb26ad18353410VgnVCM1000003b74010aRCRD#:~:text=O%20planejam ento%20estrat%C3%A9gico%20%C3%A9%20uma,a%20empresa%20quer%20assumi r%20no>
Atuar na área industrial requer flexibilidade e agilidade nas tomadas de decisão, é lidar com diversas variáveis e recursos, conhecer cada um deles direciona o profissional ser mais assertivo em suas decisões e na busca da geração de novas oportunidades.
Este cenário revela uma grande significância da nossa disciplina de Planejamento Estratégico. Através de um planejamento se reduz os riscos e evidencia o melhor proveito dos recursos dentro de uma empresa na área industrial. Aplicar os conceitos do planejamento estratégico possibilita que o negócio na área industrial que você atuará ou está atuando tenha um futuro desejado e planejado por meio da organização dos recursos alinhados com o fator estratégico, onde a empresa quer estar.
Bom, e que tal experimentar um caso prático da adaptação de uma indústria no período de pandemia através de um planejamento? É ainda melhor, concorda? Sendo assim, lhe convido a assistir o vídeo do link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=NirKTePN7mQ Vamos experimentar esse caso e aprender !!!
Gostaria de levar você a uma reflexão... A pandemia trouxe para muitas empresas uma adaptação muito mais acelerada. Ou as empresas mudavam ou eram mudadas. Pense em quais exemplos você conhece de empresas na área industrial que precisaram se adaptar e mudaram seus planejamentos.
No nosso próprio livro didático de Planejamento Estratégico estudamos e aprendemos sobre conceitos que direcionam para realizar um planejamento correlacionado com a estratégia. Um desses conceitos foi:
Etapa 1 - Escolhendo o segmento industrial no ambiente profissional
Você deverá escolher um segmento industrial no ambiente profissional que irá realizar a sua atividade mapa, poderá ser um segmento que você já atua, ou já atuou, ou até mesmo, um segmento que tem grande destaque na sua região ou cidade.
“Numa empresa, a estratégia está correlacionada à arte de utilizar, adequadamente, os recursos físicos, tecnológicos, financeiros e humanos, tendo em vista a minimização dos problemas internos e a maximização das oportunidades que estão no ambiente empresarial, o que não é controlável.” (OLIVEIRA, 2013, p. 188 apud PARDO, PAIÃO, 2022).
Chegou o momento mais esperado em sua atividade Mapa, aquele em que você irá colocar a mão na massa, e partir para a Ação. Nesta atividade Mapa você será convidado a definir o negócio de uma empresa na área industrial, analisar o seu ambiente interno e externo e após isso realizar alguns planejamentos.
Portanto, se posicione como um futuro profissional e explore os ambientes profissionais para obter novos conhecimentos e habilidades.
Você terá algumas etapas para atingir o seu objetivo nesta atividade Mapa, vamos para cada um deles.
Etapa 2 - Análise dos ambientes internos e externo no ambiente profissional
Agora no ambiente profissional, você deverá ir a “campo” e fazer uma pesquisa real no segmento escolhido na etapa 1, essa pesquisa deverá pontuar os principais fatores externos que impactam o segmento escolhido, e os principais fatores internos que estão no segmento escolhido.
Portando pontue:
- Fatores do ambiente externo
- Fatores do ambiente interno
Etapa 3 - A implementação da estratégia através da análise dos ambientes
Agora, ao explorar os ambientes profissionais, você dará um passo importante nesta etapa que é a implementação de estratégia.
Pense em elaborar uma estratégia para aumentar os ganhos deste segmento escolhido, fazendo com que as forças deste segmento conquiste oportunidades de negócio.
E nessa implementação você utilizará um modelo, que é o modelo básico de formatação de estratégia da escola de design, segue a figura:
Fonte: adaptada de Mintzberg (2004)
Para cada um desses itens você deverá descrever o detalhamento de cada um deles ou como deverá ocorrer.
- Avaliação externa:
- Ameaças e oportunidades no ambiente:
- Fatores-chave de sucesso:
- Avaliação interna:
- Forças e fraquezas da organização:
- Competências distintivas:
- Criação de estratégia:
- Responsabilidade social:
- Valores gerenciais:
- Avaliação e escolha da estratégia:
- Implementação da estratégia.
MAPA – PRINCÍPIOS DE SISTEMA DE COMUNICAÇÃO – 52/2023
M.A.P.A. – PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÃO
Seja bem-vindo(a), engenheiro(a)!
Este M.A.P.A. estará dividido em três fases. Cada uma das fases você será estimulado a responder as perguntas feitas baseando-se nos conteúdos abordados nas aulas e interpretação das situações problemas apresentados.
PRIMEIRA TAREFA: DETERMINAÇÃO DA FAIXA DE FREQUÊNCIA
Existe uma classificação padrão para as ondas de rádio, separando-as em bandas, algumas delas são mais comumente ouvidas, como VHF, AM e FM, já outras são mais incomuns, com VLH, SHF e EHF. Estas variações são feitas de acordo com as suas respectivas frequências. Sinais de frequências mais elevadas possuem menor alcance, porém maior capacidade de transmissão. Já frequências menores têm a capacidade de chegar mais longe, mas com um baixo poder de transmissão. Sempre é necessário conhecer o cenário e optar pela solução que atenda adequadamente a necessidade.
A tabela abaixo mostra a faixa de frequência conforme a classificação da sua banda.
Para esta fase da atividade, responda:
1.1) Considere que você precise atender um projeto de comunicação em que foi determinado que o comprimento de onda (lambda) deverá ser de 2m, já que este é o comprimento máximo da antena que poderá ser aplicada. Calcule a frequência (Hz) e, com base na tabela acima, determine a sigla da faixa a ser adotada.
1.2) Calcule a atenuação de um sistema VHF, operando com portadora de 100MHz, a uma distância de 10Km. Qual a classificação desta onda?
1.3) Qual modulação, considerando a qualidade de comunicação, seria a mais adequada para a transmissão do sistema VHF acima, AM ou FM? Por quê?
SEGUNDA TAREFA: CÁLCULO DE ENLACE
Em telecomunicações, há grandes variações de potência a nível de sinais, não sendo o mais apropriado utilizar a grandeza Watt (W), nem seus submúltiplos, como na maioria das outras áreas da Engenharia. Para adequarmos esta situação, são utilizadas unidades logarítmicas, o que comprime as escalas de maneira a que variações de potência na ordem de milhões de vezes resultam em poucas unidades.
É muito importante ressaltar que dB é adimensional, pois representa uma relação entre dois sinais e não um sinal específico. Para representarmos a potência em sistemas de comunicação, o mais comum é utilizarmos dBm, que é a relação entre o sinal e 1mW.
2.1) Qual é a perda, em dB, de um meio que atenua um sinal de 1.000W para apenas 1mW?
2.2) Como podemos representar 100mW em dBm?
2.3) Imagine uma situação hipotética em que o aeroporto de Maringá precisa de um canal de comunicação com o aeroporto de Londrina para o controle do tráfego aéreo da região. Foi indicado implementar um sistema UHF para este fim. Através de um levantamento topográfico foi garantido que há visada entre os locais, que estão 90Km distantes e você é o engenheiro responsável para responder se este meio de comunicação será ou não viável O ganho da antena pode ser desprezado. E aí, o operador de voo de Maringá terá sucesso ao trocar informações com o seu parceiro em Londrina?
TERCEIRA TAREFA: REDES ÓPTICAS, GPON E DWDM
O melhor meio de comunicação na atualidade é a fibra ótica, até pouco tempo aplicada apenas em situações específicas, que exigiam grande investimento e mão de obra especializada. Isto se deve à sua alta capacidade de banda de transmissão, à sua imunidade à indução elétrica, à segurança dada à informação trafegada e ao seu custo mais acessível, após a massificação da sua aplicação. A evolução das tecnologias de transmissão de sinais óticos é constante, ocupando, hoje em dia, lugar de destaque as redes PON e as DWDM.
As redes FTTH (Fiber To The Home), através dos padrões GPON e EPON, levaram definitivamente a fibra ótica para dentro das instalações dos clientes, inclusive residenciais. Isto ocorreu graças à possibilidade de divisão do sinal em elementos passivos chamados de splitters, que “transformam” uma fibra ótica em várias outras através de cristais. Estes divisores podem ser balanceados (que dividem a potência do sinal de entrada igualmente entre as saídas) ou desbalanceado (com potência de saída diferentes) e podem ter algumas opções de quantidade de saídas (2, 4, 8, 16, 32 e 64), podendo, até mesmo serem cascateados, fazendo com que uma fibra que sai de um equipamento central (chamado OLT) chegue a até 128 equipamentos de clientes (chamados ONT). Os splitters inserem um grande nível de atenuação na rede ótica, tornando o controle desta grandeza ainda mais primordial. O DWDM é uma tecnologia muito aplicada em backbones (interligações entre as centrais de rede), ela tem a capacidade de multiplexar dezenas fontes de dados, podendo ser de tecnologias diferentes, e transmiti-las em um único par de fibras a longas distâncias. Para realizar esta multiplexação, os sistemas DWDM transladam os comprimentos de ondas das fontes para outros, chamados de lambdas, após isto, ele agrupa todas as fontes através de um prisma ótico, possibilitando a transmissão em um único canal. No destino dos dados é feita a demultiplexação e os sinais voltam a ser transladados para os seus comprimentos de ondas originais. Um diagrama de exemplo pode ser observado na figura a seguir:
Acerca destas tecnologias e suas aplicações, responda as questões abaixo:
3.1 Realize o orçamento de potência óptica da rede GPON abaixo, para o comprimento de onda de 1490nm, onde temos um enlace de 12Km de fibra óptica, com coeficiente de atenuação indicado no gráfico da caracterização da fibra ótica G.652. As atenuações dos demais elementos estão apresentadas na tabela.
3.2 Um sistema DWDM, que utiliza uma fibra ótica para transmissão e outra para recepção de sinal, tem, em certo ponto da rede, 16 canais SDH STM-64 (de 10Gbps) encapsulados? Qual é a taxa total de transmissão utilizada neste ponto da rede e quantas fibras estão deixando de ser utilizadas com a adoção da tecnologia DWDM?